Muitas empresas estão iniciando agora a sua jornada na área de marketing, já que ela vem evoluindo a cada dia mais seus resultados e trazendo cada vez mais oportunidades de venda para as empresas. Portanto, se você está procurando dicas para implementar em seu negócio e/ou desenvolver suas habilidades na área, a Enteléquia lhe ajudará mostrando aqui um guia com tudo sobre marketing e como você deve começar a aplicar em sua empresa.

Serão apresentados aqui alguns tópicos essenciais em uma estratégia de marketing e algumas dicas de como executar essa atividade.

Confira ↓

Esteja presente no ambiente digital

Se você quer iniciar uma caminhada em meio ao marketing digital, nada mais essencial do que estar presente na internet, tendo seu próprio site, estar presente em mídias sociais e usufruir das ferramentas que esses meios propiciam às empresas.

Eu recomendo a você duas leituras nessa fase:

4 estratégias principais para fazer seu negócio crescer na internet

Com a era digital em que vivemos e que vem tendo cada vez mais impacto em nossa rotina, não dá para ignorar a existência da internet e das inúmeras possibilidades que ela nos traz. A facilidade de fazer marketing pelos meios online é tamanha…

Canais digitais para empresas varejistas

Canais digitais para empresas varejistas Antes de falar precisamente dos canais digitais disponíveis, é preciso ter em mente que para escolhê-los, é de suma importância conhecer seu nicho de mercado e segmento que irá…

Tenha um site, mesmo que simples

Possuir um site da sua empresa é de extrema importância para se estabelecer uma estratégia de marketing digital. O site é o local em que os seus potenciais clientes encontrarão e conhecerão a sua empresa, além de ser um método rápido para entrar em contato.

No seu site você poderá expor seu portfólio, sua proposta de valor, captar novos contatos para se relacionar e até chegar a realizar vendas.

Criar sites pode não ser uma tarefa tão simples. Existem diversas tecnologias para isso e às vezes é difícil para você escolher qual irá utilizar. Por esse motivo, recomendo que conheça um pouco mais sobre a plataforma WordPress. Na Enteléquia nós a utilizamos e a nossa parceira WebSpace lhe deixa um texto para melhor compreensão ↓

Além disso, para lhe ajudar, você pode baixar o guia completo que eles fizeram:

5 razões para utilizar e 5 para não utilizar o WordPress

Um dos sistemas de gerenciamento de conteúdo para web mais conhecidos e utilizados do mundo, o WordPress é uma plataforma Open Source (código aberto) voltada à criação de sites e blog. Sendo um caminho…

Guia: Como escolher a melhor tecnologia para o seu site

A presença digital não é mais suficiente no mercado atual. É preciso entregar uma experiência de qualidade para o seu cliente. Saiba como é a construção de um site, o tempo e os recursos que serão necessários investir.

Invista nas mídias sociais

Existem inúmeras mídias sociais que são utilizadas pelas empresas em suas estratégias de marketing: Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Snapchat, Pinterest, entre outras.

Selecionamos aqui as três principais e que também são as que mais propiciam oportunidades para empresas usufruírem de suas ferramentas: Facebook, Instragram e LinkedIn.

Agora, se você quer se aprofundar mais no assunto, dê uma lida nesse material:

Quais redes sociais sua empresa deve estar presente?

Você já teve dúvida se está obtendo o melhor retorno de suas estratégias de Social Media? LinkedIn? Facebook? Pinterest? Snapchat? Instagram? Será que eu preciso estar em todas? Onde investir os esforços?

Facebook

Segundo estimativas do próprio Facebook, 45% da população brasileira acessa a rede social ao menos 1 vez ao mês. Isso significa uma média de 92 milhões de pessoas conectadas na rede social mais famosa do mundo.

É isso que torna o Facebook uma mídia tão atrativa para empresas. Nele se tem a oportunidade de alcançar de maneira mais simples e mais barata um público que demandaria alto investimento em marketing tradicional.

Mas para obter sucesso na rede social existem alguns detalhes importantes a serem considerados, boas práticas para gerar resultados, entre outros.

Para lhe ajudar nessa etapa, a nossa parceira WebSpace oferece alguns materiais de apoio:

E-book: Introdução ao Marketing no Facebook

Confira todos os passos para começar a divulgar sua empresa no Facebook. Desde como criar uma Fanpage e personalizar completamente até realizar a primeira campanha de anúncios com Facebook Ads.

Guia prático para sua pequena empresa mandar bem no Facebook

O ano de 2016 foi recheado de novidades no Facebook como noticiamos várias vezes em nosso Blog. A rede social vem se posicionando ano após ano como uma alternativa cada vez melhor, principalmente para…

Webinar: Facebook para Varejo

O Webinar Facebook para Varejo se destina para quem busca entender o funcionamento das ferramentas de conteúdo e anúncio do Facebook, somado as estratégias voltadas exclusivamente ao varejo.

Template: Planejamento simplificado de campanhas do Facebook

A WebSpace preparou um template exclusivo de planilha para planejamento de campanhas no Facebook. Faça download do modelo para auxiliar você a planejar e controlar as campanhas do seu negócio.

A Enteléquia também possui em seu portfólio o curso de Facebook para Negócios com carga horária de 8 horas. Nesse curso os alunos obtêm conhecimento, elementos e ferramentas necessários para que suas pequenas agências e/ou pequenas e médias empresas possam construir seus primeiros passos no Facebook e suas novidades, no intuito de gerar novos negócios.

Confira:

Curso de Facebook para Negócios

Facebook para Negócios – 8h

Você sabia que 45% da população brasileira acessa a rede social ao menos 1 vez ao mês? E que 77 milhões o fazem por dispositivos móveis? Esses fatores exigem grande atenção para a rede social que vem gerando grandes oportunidades para implementar estratégias de Marketing Digital.
Conheça o curso de Facebook para Negócios, destinado para quem quer dar os primeiros passos no universo de negócios digitais através das boas práticas e ferramentas de conteúdo e anúncio do Facebook. Curso 100% prático!

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social utilizada em grande parte por profissionais que desejam demonstrar suas habilidades e conhecimentos profissionais, como um currículo online. A rede hoje já possui mais de 400 milhões de usuários, o que demonstra um bom espaço para as empresas colocarem suas estratégias de marketing para funcionar. Uma grande vantagem do LinkedIn é o seu público altamente qualificado: profissionais em busca de espaço no mercado.

Para você entender melhor sobre essa rede social (e se ela realmente será boa para o seu tipo de negócio) eu recomendo o estudo de dois materiais:

Como utilizar o LinkedIn para trazer novos negócios

O LinkedIn não deve ser considerado “uma rede de currículos e vagas on­line”. Ele vai muito além desta visão simplista. Assim como já citamos no post “LinkedIn: a importância da estratégia desde os primeiros passos!”, o mesmo é, na verdade…

Webinar: LinkedIn Express - Primeiros Passos

Obtenha uma visão geral da ferramenta, suas possibilidades e funcionalidades, dicas, táticas e melhores práticas para alcançar os seus objetivos dentro do universo LinkedIn.

Se você está atrás de conhecimentos mais sólidos e profundos sobre o LinkedIn, a Enteléquia possui em seu portfólio um curso que pode lhe ajudar:

Curso de Linkedin para Negócios e Gestão de Conteúdo - Marketing Digital

LinkedIn para Negócios – 8h

O LinkedIn é constituído por diversos profissionais e empresas das mais diversas áreas e segmentos, que buscam novos conhecimentos, network e netweaving, desenvolver novos negócios, oportunidades profissionais e, até mesmo, a busca de profissionais para novos desafios. Esse curso possui o objetivo de dar o embasamento necessário para que estudantes, profissionais, agências, pequenas ou médias empresas possam construir seus primeiros passos no LinkedIn e suas novidades, no intuito de gerar novos negócios no universo corporativo.

Instagram

O Instagram, em suas últimas atualizações, vem expondo boas oportunidades para as empresas que se utilizam da rede social. Agora a rede permite que existam perfis comerciais. Essas contas comerciais oferecem a visualização de métricas e a oportunidade de promover suas publicações direto da rede social.

Se você tem a intenção de investir nessa rede social, aqui está uma recomendação de leitura:

Como atrair clientes utilizando o Instagram

O Instagram tem se mostrado um canal muito atraente para atrair e relacionar-se com os consumidores, principalmente por ser extremamente visual e atrativa para os que navegam na internet. A ferramenta tem um engajamento…

Planeje suas ações

Para uma estratégia de marketing bem sucedida não pode faltar um bom planejamento. É necessário que toda essa estratégia seja pensada em mínimos detalhes para que seja possível realizar uma boa análise e controle de suas ações de marketing.

Para lhe ajudar nessa fase, disponibilizamos junto com a WebSpace 3 materiais: um material para ajudar no seu planejamento de marketing, um material explicativo sobre a Jornada do Comprador e um kit de marketing onde você encontrará um modelo em planilha para planejar suas campanhas.

Planejamento de Marketing: Etapas Gerais para o Meu Plano de Marketing

Assista ao vídeo com uma explicação sobre as etapas para o seu plano de marketing. Além disso, você pode fazer download dos slides utilizados na apresentação do vídeo.

Jornada do Comprador: Desenvolvendo meu plano de Marketing com o Comercial

Assista ao vídeo com uma explicação sobre a jornada do comprador, que lhe ajudará a relacionar o comercial e o marketing em seu planejamento. Além disso, você pode fazer download dos slides utilizados no vídeo.

Kit Marketing 2017

 Quer uma ajuda para a área de marketing da sua empresa decolar nesse ano? Baixe o nosso Kit Marketing! Nele você encontrará alguns materiais de apoio sobre o assunto, além de modelos para lhe auxiliar em sua jornada pelo marketing digital!

Outro fator importante é a estruturação da sua equipe de marketing: quem serão as pessoas que farão a sua estratégia acontecer? Acima de tudo, o que sua equipe precisará para realizar as ações de marketing?

Para lhe ajudar a responder essas duas questões, confira essas duas leituras presentes em nosso blog ↓

Qual a equipe ideal para uma estratégia de marketing digital?

 Se a sua empresa está começando agora a investir em marketing digital, esse post é importante para você. A construção de uma boa equipe de marketing pode fazer toda a diferença no impacto que suas ações vão gerar em seu público alvo. Quando me…

Como treinar sua equipe para ter uma estratégia de sucesso

 Agora que você já sabe qual a equipe ideal para uma estratégia de marketing digital, é hora de começar a trabalhar! Após planejar toda a sua estratégia de marketing (se ainda não fez isso, esse post pode te ajudar), é o momento da execução,…

Tenha um Blog

Um Blog, ao contrário do que muitos pensam, não é um espaço apenas para postar as notícias e novidades da sua empresa. Nele você também pode promover conteúdos de valor para seus potenciais clientes criando ofertas indiretas que levem ao seu portfólio. Para o marketing digital é uma estratégia muito utilizada e que vem gerando resultados.

Em nosso webinar de Inbound Marketing, nós damos algumas dicas de boas práticas para se adquirir quando se opta por uma estratégia de marketing de conteúdo.

Além disso, se você está em dúvida em construir ou não um Blog da sua empresa eu recomendo a seguinte leitura:

3 razões para sua empresa ter Blog de Conteúdo

“Blogs são apenas um local para falar das notícias e novidades sobre a minha empresa”. Certo? Errado. Nos primórdios da internet, mais precisamente na década de 90, os meios virtuais eram apenas um complemento…

Inbound Marketing

Já conhece o Inbound Marketing? Quer implementar em seu negócio? Nesse webinar trazemos a vocês toda a explicação do Funil de Marketing e Vendas, além de dicas de ações que nós mesmos utilizamos 🙂

Para ampliar seus conhecimentos e habilidades relacionadas ao Inbound Marketing, a Enteléquia possui em seu portfólio um curso totalmente voltado ao tema, com carga horária de 16 horas. Confira ↓

Inbound Marketing – 16h

O mundo dos negócios mudou e é impossível não estar presente na nova economia e cultura digital. Contudo, esse processo não é tão simples quanto parece: novos consumidores nascem todos os dias cada vez mais cientes do que querem e do valor que desejam receber em suas compras on ou off-line. Com esse curso, a Enteléquia promove o conhecimento necessário que viabilize a construção de um marketing digital com alto valor agregado e grande poder de conversão através da construção de valor por conteúdos e estratégias de atração para o novo consumidor.

Considere investir em mídias pagas

Assim como um dia anunciar na televisão foi o meio mais eficaz para alcançar públicos qualificados a comprar o seu produto, hoje a internet representa um dos locais mais propícios a investir em publicidade.

O meio digital descobre e processa seus potenciais clientes de uma forma rápida e eficaz para distribuir seu anúncio. Os maiores exemplos disso são Google Adwords e Facebook Ads.

Você pode conferir mais sobre esses assuntos com esses materiais ↓

Anúncios no Facebook

Quer fazer o seu negócio alcançar mais pessoas? E se você investisse em anúncios no Facebook? Por isso, nós oferecemos a você uma aula gratuita de 1h30min só sobre a plataforma de anúncios do Facebook!

Como adicionar pixel de conversão do Facebook em meu site?

 No nosso webinar ao vivo sobre Anúncios no Facebook (que você pode obter acesso clicando aqui), um dos participantes nos questionou: “e como eu adiciono o pixel de remarketing no meu site de plataforma Wix?” Por isso hoje eu venho explicar…

Geração de leads com Google Adwords

Quando pensamos em estratégia de marketing, utilizar a ferramenta Adwords para promover sua marca e gerar resultados é uma ótima ação estratégica.

Estabeleça um relacionamento com seus clientes

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3 ferramentas de email tracking para saber se seu prospect está vendo seus emails

O e-mail tracking é, dentre tudo o que há de munição para o comercial fechar negócios, uma das ferramentas que podem ser utilizadas para melhorar sua relação com seus prospects. Afinal, sabe aquela situação que você envia uma proposta por e-mail…

Mas todo o processo de vendas acontece no meio digital? Não necessariamente. Muitas vezes sua estratégia de marketing digital ajudará na prospecção para suas vendas, mas nem sempre você completará seu funil somente através do Marketing Digital.

É nesse momento que entra o Outbound Marketing. Para saber mais sobre o assunto, confira ↓

Opte pelo on-line, mas não se esqueça: nem tudo começa e termina aí

No post anterior (“Marketing Digital: passos iniciais para um bom planejamento”), apresentamos um pouco sobre um processo inicial para, como o próprio título apresenta, dar os primeiros passos perante o bom planejamento

Outbound Marketing e Funil de Vendas

Outbound Marketing e Funil de Vendas

Hoje, não temos mais tempo a perder com uma equipe de comercial e marketing desalinhadas. Utilizando a Jornada do Comprador você poderá integrar suas equipes de marketing e comercial, viabilizando uma proposta de valor mais ampla, a construção de um funil de vendas mais efetivo, a apresentação e qualificação de oportunidades com maior qualidade e potencial de vendas, assim como o desenvolvimento de um processo comercial sustentável e maduro. Tudo isso com o apoio de um Funil de Vendas bem elaborado.

Para você adquirir habilidades em Marketing

4 formas de se capacitar gratuitamente em marketing digital

 Com um mercado de trabalho cada vez mais rigoroso com a contratação, trabalhar com aquilo que você ama tem ficado cada dia mais difícil. O mercado vem exigindo de seus candidatos muito conhecimento adquirido não somente no meio…

Obtenha certificações gratuitas em Marketing

Depois de descobrir tudo sobre marketing, que tal começar a aprimorar suas habilidades no assunto? Se você tem interesse em se desenvolver na área para se preparar melhor para o mercado, a Enteléquia também lhe traz algumas oportunidades e dicas:

A Enteléquia, em parceria com a VMEdu oferece até 4 certificações 100% gratuitas na área de marketing e vendas! Você pode obter certificação em Estratégia de Marketing, Marketing Digital, Pesquisa de Marketing ou Vendas Corporativas pela plataforma SMstudy.

Por enquanto o curso ainda é disponibilizado somente em inglês, o que vai te ajudar a desenferrujar na língua, não é mesmo? 😀

Para obter acesso a alguma das certificações é só solicitá-lo clicando no botão abaixo ↓