Muitas empresas estão iniciando agora a sua jornada na área de marketing, já que ela vem evoluindo a cada dia mais seus resultados e trazendo cada vez mais oportunidades de venda para as empresas. Portanto, se você está procurando dicas para implementar em seu negócio e/ou desenvolver suas habilidades na área, a Enteléquia lhe ajudará mostrando aqui um guia com tudo sobre marketing e como você deve começar a aplicar em sua empresa.
Serão apresentados aqui alguns tópicos essenciais em uma estratégia de marketing e algumas dicas de como executar essa atividade.
Confira ↓
Se você quer iniciar uma caminhada em meio ao marketing digital, nada mais essencial do que estar presente na internet, tendo seu próprio site, estar presente em mídias sociais e usufruir das ferramentas que esses meios propiciam às empresas.
Eu recomendo a você duas leituras nessa fase:
Possuir um site da sua empresa é de extrema importância para se estabelecer uma estratégia de marketing digital. O site é o local em que os seus potenciais clientes encontrarão e conhecerão a sua empresa, além de ser um método rápido para entrar em contato.
No seu site você poderá expor seu portfólio, sua proposta de valor, captar novos contatos para se relacionar e até chegar a realizar vendas.
Criar sites pode não ser uma tarefa tão simples. Existem diversas tecnologias para isso e às vezes é difícil para você escolher qual irá utilizar. Por esse motivo, recomendo que conheça um pouco mais sobre a plataforma WordPress. Na Enteléquia nós a utilizamos e a nossa parceira WebSpace lhe deixa um texto para melhor compreensão ↓
Além disso, para lhe ajudar, você pode baixar o guia completo que eles fizeram:
Existem inúmeras mídias sociais que são utilizadas pelas empresas em suas estratégias de marketing: Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Snapchat, Pinterest, entre outras.
Selecionamos aqui as três principais e que também são as que mais propiciam oportunidades para empresas usufruírem de suas ferramentas: Facebook, Instragram e LinkedIn.
Agora, se você quer se aprofundar mais no assunto, dê uma lida nesse material:
Segundo estimativas do próprio Facebook, 45% da população brasileira acessa a rede social ao menos 1 vez ao mês. Isso significa uma média de 92 milhões de pessoas conectadas na rede social mais famosa do mundo.
É isso que torna o Facebook uma mídia tão atrativa para empresas. Nele se tem a oportunidade de alcançar de maneira mais simples e mais barata um público que demandaria alto investimento em marketing tradicional.
Mas para obter sucesso na rede social existem alguns detalhes importantes a serem considerados, boas práticas para gerar resultados, entre outros.
Para lhe ajudar nessa etapa, a nossa parceira WebSpace oferece alguns materiais de apoio:
A Enteléquia também possui em seu portfólio o curso de Facebook para Negócios com carga horária de 8 horas. Nesse curso os alunos obtêm conhecimento, elementos e ferramentas necessários para que suas pequenas agências e/ou pequenas e médias empresas possam construir seus primeiros passos no Facebook e suas novidades, no intuito de gerar novos negócios.
Confira:
O LinkedIn é uma rede social utilizada em grande parte por profissionais que desejam demonstrar suas habilidades e conhecimentos profissionais, como um currículo online. A rede hoje já possui mais de 400 milhões de usuários, o que demonstra um bom espaço para as empresas colocarem suas estratégias de marketing para funcionar. Uma grande vantagem do LinkedIn é o seu público altamente qualificado: profissionais em busca de espaço no mercado.
Para você entender melhor sobre essa rede social (e se ela realmente será boa para o seu tipo de negócio) eu recomendo o estudo de dois materiais:
Se você está atrás de conhecimentos mais sólidos e profundos sobre o LinkedIn, a Enteléquia possui em seu portfólio um curso que pode lhe ajudar:
O Instagram, em suas últimas atualizações, vem expondo boas oportunidades para as empresas que se utilizam da rede social. Agora a rede permite que existam perfis comerciais. Essas contas comerciais oferecem a visualização de métricas e a oportunidade de promover suas publicações direto da rede social.
Se você tem a intenção de investir nessa rede social, aqui está uma recomendação de leitura:
Para uma estratégia de marketing bem sucedida não pode faltar um bom planejamento. É necessário que toda essa estratégia seja pensada em mínimos detalhes para que seja possível realizar uma boa análise e controle de suas ações de marketing.
Para lhe ajudar nessa fase, disponibilizamos junto com a WebSpace 3 materiais: um material para ajudar no seu planejamento de marketing, um material explicativo sobre a Jornada do Comprador e um kit de marketing onde você encontrará um modelo em planilha para planejar suas campanhas.
Outro fator importante é a estruturação da sua equipe de marketing: quem serão as pessoas que farão a sua estratégia acontecer? Acima de tudo, o que sua equipe precisará para realizar as ações de marketing?
Para lhe ajudar a responder essas duas questões, confira essas duas leituras presentes em nosso blog ↓
Um Blog, ao contrário do que muitos pensam, não é um espaço apenas para postar as notícias e novidades da sua empresa. Nele você também pode promover conteúdos de valor para seus potenciais clientes criando ofertas indiretas que levem ao seu portfólio. Para o marketing digital é uma estratégia muito utilizada e que vem gerando resultados.
Em nosso webinar de Inbound Marketing, nós damos algumas dicas de boas práticas para se adquirir quando se opta por uma estratégia de marketing de conteúdo.
Além disso, se você está em dúvida em construir ou não um Blog da sua empresa eu recomendo a seguinte leitura:
Para ampliar seus conhecimentos e habilidades relacionadas ao Inbound Marketing, a Enteléquia possui em seu portfólio um curso totalmente voltado ao tema, com carga horária de 16 horas. Confira ↓
Assim como um dia anunciar na televisão foi o meio mais eficaz para alcançar públicos qualificados a comprar o seu produto, hoje a internet representa um dos locais mais propícios a investir em publicidade.
O meio digital descobre e processa seus potenciais clientes de uma forma rápida e eficaz para distribuir seu anúncio. Os maiores exemplos disso são Google Adwords e Facebook Ads.
Você pode conferir mais sobre esses assuntos com esses materiais ↓
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Mas todo o processo de vendas acontece no meio digital? Não necessariamente. Muitas vezes sua estratégia de marketing digital ajudará na prospecção para suas vendas, mas nem sempre você completará seu funil somente através do Marketing Digital.
É nesse momento que entra o Outbound Marketing. Para saber mais sobre o assunto, confira ↓
Depois de descobrir tudo sobre marketing, que tal começar a aprimorar suas habilidades no assunto? Se você tem interesse em se desenvolver na área para se preparar melhor para o mercado, a Enteléquia também lhe traz algumas oportunidades e dicas: