- Em 15/02/2017
- Por Caroline Ferroni
- Tags marketing digital
Como treinar sua equipe de Marketing Digital para ter uma estratégia de sucesso
Agora que você já sabe qual a equipe ideal para uma estratégia de marketing digital, é hora de começar a trabalhar! Após planejar toda a sua estratégia de marketing (se ainda não fez isso, esse post pode te ajudar), é o momento da execução, o que exigirá muito esforço e conhecimento da sua equipe.
Mas claro, o conhecimento só vem com muito treinamento e aprendizado e é aí que seu gestor de marketing entra! Baseando-se naquelas principais tarefas que te mostro aqui, você precisará treinar sua equipe.
Mas como treiná-los?
Levando em conta as atividades principais que mencionei anteriormente, mostrarei a você nesse post algumas opções de treinamento para o gestor responsável pelas atividades.
Caso em sua empresa só haja um responsável por todas essas atividades é importante que ele receba todos os treinamentos, pois ele será responsável por várias tarefas distintas.
Produção de Conteúdo
Textual
O mais recomendável é que o responsável por essa área já tenha uma desenvoltura bem desenvolvida com a escrita, mas mesmo assim não se dispensa treinamentos, porque além de ser um bom redator, a produção para canais digitais está sempre se atualizando com regras de interface e SEO.
É importante que o produtor de conteúdo possua alto conhecimento sobre o seu público-alvo e sobre o seu segmento de empresa. Então é claro que não se pode colocar um diretor financeiro para falar de marketing (a não ser que ele possua ambas as qualificações).
O que muitas empresas fazem é destinar a produção de conteúdo para os representantes de cada área ou ao menos contar com o auxílio deles para produzir. Por exemplo: se o assunto será sobre planejamento financeiro, quem tem maior know-how sobre o conteúdo com esse tema será alguém do financeiro.
Mas é claro que então você precisará de um revisor para cuidar da qualidade dos conteúdos que serão oferecidos para seus clientes, corrigir possíveis erros gramaticais ou de semântica e publicar o conteúdo em seu site e mídias sociais. Muitas vezes, mesmo que revisamos um texto uma ou duas vezes, a visão de outra pessoa ainda é muito melhor para visualizar pontos de melhoria.
Se você vai adotar esse tipo de produção de conteúdo é recomendável que seja feito um treinamento geral de produção de texto e, além disso, ficar atento às dificuldades gramaticais apresentadas pela sua equipe.
Outra questão a se pensar: sua estratégia prevê produção de e-books? Se sim, o responsável precisará de treinamentos relacionados à ferramenta que você utilizará para a construção deles. Um exemplo de ferramenta para a construção de e-books é o InDesign, da Adobe, que vai ser utilizado na diagramação e no design.
Por último, mas não menos importante nesse quesito é a atenção ao SEO e a estrutura dos textos. Um bom texto indexado no Google começa por uma escrita alinhada com uma correta estrutura de palavras-chave, cabeçalhos e orientado para uma interface textual amigável.
Multimídia
Se na sua estratégia você prevê produção de vídeos, você precisará de alguém responsável por isso. Para planejar o treinamento necessário para esse responsável você deverá pensar nas ferramentas que ele utilizará em seu dia-a-dia principalmente.
A Adobe possui ferramentas muito completas para essa área, como o Premiere e o After Effects. Dominando esses dois softwares, o seu produtor de conteúdo estará altamente capacitado para produzir ótimos vídeos institucionais e de conteúdo.
Design
Para pensar em treinamentos para os designers de sua equipe primeiramente você terá que definir quais as ferramentas serão utilizadas. Aqui na Enteléquia nós utilizamos o Photoshop (na maior parte do tempo) e o Illustrator para algumas atividades mais específicas, ambos da Adobe. Esses dois softwares, se bem utilizados, farão com que seus designers produzam artes rápidas e profissionais.
Também é importante um treinamento rápido sobre combinação de cores, formas e elementos, o que funciona e o que não funciona no design de materiais. Para isso, é preciso ter conhecimento em fundamentos da teoria do Design.
Outro aspecto importante para o designer é que ele irá trabalhar com interfaces web. Portanto, além de conhecimento na ferramenta, é necessário também entender de WebDesign e de design de interfaces, para assim poder construir páginas e o site que convertem com sucesso.
Gestão de mídias sociais
Os treinamentos para essa área devem focalizar nas mídias sociais que a sua empresa possui. A mais comum é o Facebook, já que ele é um grande facilitador para as empresas divulgarem seu trabalho e também a mais popular.
O membro da equipe que for gerenciar a Fanpage da empresa deve possuir conhecimento completo sobre essa mídia e o que ela proporciona. Nisso entra desde as configurações da página e principalmente o Facebook Ads, que envolve o Gerenciador de Anúncios e possibilita inúmeras estratégias de publicidade paga que possibilitam o seu conteúdo e seus anúncios chegarem a públicos cada vez maiores.
Na Enteléquia nós possuímos alguns cursos voltados a essa área e você pode conhece-los melhor aqui.
Análise de dados
A análise de dados exige alto conhecimento dos indicadores de medição da sua estratégia de marketing, como ROI (retorno sobre investimento), nível de engajamento, entre outros, quando se trata do âmbito mais básico e inicial.
Uma ferramenta que pode ajudar muito na sua análise é o Google Analytics, que é gratuito e possibilita inúmeras possibilidades de combinação de informações. Com isso, a sua análise pode ficar mais assertiva, basta que o responsável pela área tenha total conhecimento.
A partir de um domínio de uma camada básica de dados como o Google Analytics, a empresa pode investir em dashboards, ferramentas de BI (Business Intelligence) e trabalhar com bancos de dados integrando ferramentas. Esse é um aspecto mais avançado, mas que hoje é uma tendência no mercado de Marketing Digital.
Você pode começar a capacitação da sua equipe agora mesmo: dia 16/02, nosso instrutor de marketing e diretor da WebSpace Marketing, Rogério Geraldino, falará um pouco sobre a parte de Anúncios no Facebook por meio de um webinar 100% gratuito. Inscreva-se ↓