Aqui estão alguns sinais de que você precisa de um controle financeiro urgente!

Controlar as finanças pessoais nem sempre é uma tarefa que agrada as pessoas. Até porque quem não gosta de burocracias e não tem o hábito de seguir bem rotinas, enxerga a atividade como algo massivo, cansativo e demorado. Muitas vezes esse controle realmente pode ser algo não muito agradável, porém isso não faz com que seja desnecessário. Por isso, escolher o método mais compatível com sua rotina é a decisão mais adequada

Mas aí você se pergunta: “Eu dou conta de todas as minhas responsabilidades financeiras. Realmente preciso de um controle registrado?” Sim! E eu vou lhe mostrar o porquê.

Primeiro, tente responder três perguntas básicas:

  • Quanto eu ganho por mês?
  • Quanto eu gasto mensalmente?
  • Quanto eu destino à poupança?

Conseguiu responder todas as perguntas? Sim? Então parabéns! Mas espera aí, esse post ainda é para você, ok? E se você não foi capaz de responder às três perguntas básicas, eu lhe explicarei o que pode ter acontecido e por que você precisa de um controle financeiro urgente!

Teste mais uma vez o seu controle financeiro

Conseguir responder a todas as perguntas básicas é um ótimo sinal para sua saúde financeira. Se isso aconteceu, você está no caminho certo. Porém, há sempre o que melhorar, não se esqueça.

Responda agora a mais três perguntas:

  • Você tem pretensão de realizar algum desejo que demanda alto investimento?
  • Quanto você já conseguiu poupar para realizar esse desejo?
  • Para você, esse é o máximo que consegue poupar?

Se a sua resposta foi sim para as três perguntas, meus sinceros parabéns! Você realmente sabe controlar suas finanças e, mais do que prezar pela saúde financeira, você tem potencial para alcançar seus objetivos financeiros. Caso contrário, existem diversos motivos que podem estar contribuindo para isso.

Se você não conseguiu responder nem quanto ganha, há um problema aí! Saber qual o saldo que você tem disponível para gastar todo mês é essencial para não se perder em suas finanças.

Muitas vezes essa situação acontece quando a pessoa tem mais de uma fonte de renda, o que dificulta para que ela tenha sempre em fácil acesso a sua renda total.

O que nós lhe indicamos (se esse for o seu caso) é que, primeiramente, inicie um processo de registro de suas receitas. Pode ser em um caderninho, notas no celular, aplicativos ou planilhas mais elaboradas (o sistema de informação que irá utilizar não importa muito nesse momento).

O mais comum é não conseguir mensurar os gastos mensais e, consequentemente, não ter um padrão de quota destinada à poupança mensalmente.

Para ajudar a vencer esse problema, a primeira atitude a se tomar é estabelecer suas metas para a poupança. Por exemplo: você quer comprar um carro zero daqui a dois anos, dando uma entrada de pelo menos 30% do valor total. Quanto você precisa poupar por mês para atingir esse objetivo?

Feito isso, você entrará na fase “teste”: durante três meses você analisará sua média de gastos mensais. Como? Anotando todos os seus gastos (se possível, até os mais mínimos). Recomendo que esse registro seja feito no mesmo local do seu registro de receitas.

Após os três meses de teste, você terá alguns insumos para analisar se seu objetivo é alcançável (mas ao mesmo tempo desafiador), ou está muito acima de sua capacidade.

Com a fase teste você poderá analisar também se não tem gastado muito com coisas desnecessárias e que podem ser cortadas de seu orçamento. Assim será possível chegar mais próximo de sua meta.

Depois desses passos (e ajustada sua meta financeira), você deverá continuar o controle de gastos. E isso deve ser levado muito a sério!

Dicas para manter seu controle financeiro em dia

O maior problema enfrentado por quem quer iniciar um controle financeiro pessoal é se engajar o suficiente para mantê-lo atualizado. É por isso que, antes de mais nada, você encontre a ferramenta que mais se adeque a sua rotina. Essa ferramenta deve conter, no mínimo, dois tópicos: um para sua renda mensal e um para suas despesas.

Para ajudá-lo a escolher, nós preparamos um kit com quatro modelos de planilhas de controle financeiro pessoal. Você poderá escolher a que mais se encaixar com a sua realidade de acordo com suas necessidades e com o tempo que você destinará para alimentá-la. Para baixar os modelos, clique no botão abaixo!