Planejamento estratégico com Business Model Canvas

Algumas das seguintes situações já passou pela sua cabeça ou pela cabeça de sua equipe?

  • Só resolvemos problemas e não temos tempo para crescer
  • Cada um vai para um lado, nós não conseguimos pensar juntos, parece que trabalham todos divididos entre paredes
  • Falta algo que integre e façam todos conversarem, pois cada um faz as coisas do seu jeito

São alguns dos problemas enfrentados pela falta de um planejamento estratégico. A falta de uma orientação coletiva, de alinhamento, de metas condizentes com a visão de futuro da empresa, são alguns dos problemas enfrentados pelas empresas.

Mas, mesmo que não tenha um planejamento estratégico, sempre digo que todos (TODOS) temos uma estratégia bem definida, mesmo que não documentada:

  • O dono do boteco da esquina pode não ter os valores na parede escritos, mas ele com certeza sabe como deve tratar seus clientes para que eles voltem
  • O feirante pode não ter uma planilha com metas estratégicas, mas com certeza ele sabe quanto precisa acumular para comprar um novo equipamento que vai fazer sua horta produzir mais
  • O vendedor ambulante pode não ter uma missão definida, mas ele sabe porque levanta todos os dias pela manhã para trabalhar

O termo Planejamento Estratégico nos traz remete inicialmente a algo complexo e distante da nossa realidade, falar de estratégia parece, para novos gestores, algo difícil de se entender e trabalhoso de construir.

De fato, o assunto  já foi, houve algo que apenas as grandes empresas possuíam, cheio de tabelas, planilhas, números e informações que davam embasamento para os gestores tomarem suas decisões.

Mas no caminho da complexidade, surgiram dois professores americanos grandes entendedores do assunto: Robert Kaplan e David Norton. Eles foram responsáveis em seus estudos, por criarem uma metodologia bem conhecida atualmente chamada Balanced Scorecard, uma forma visual de enxergar os planos estratégicos sem precisar ler um monte de documentos e compreender termos complexos.

Embora com isso tenha se evoluído bastante na simplicidade, não ficou algo ainda compreensível facilmente. Para entender um “BSC” é preciso saber um pouco de gestão, de finanças, estudar bastante e desenvolver um raciocínio estratégico para não ficar perdido entre objetivos, indicadores e metas.

Foi então que surgiu um cara chamado Alexander Osterwalder e nos apresentou o Business Model Canvas. Uma ferramenta que tem por objetivo traduzir o que uma empresa faz para entregar valor aos seus clientes e receber valor em troca, apenas utilizando uma cartolina separada em nove espaços e alguns post-its.

Mas o que Balanced Scorecard e Business Model Canvas tem em comum?

Trabalhando com as duas ferramentas, na Enteléquia foi possível perceber que utilizando algumas características positivas de ambas as ferramentas algo ainda melhor poderia ser estruturado. Não apenas para simplificar a estratégia, mas para torná-la compreensível para o máximo de pessoas possível em uma organização, além de tornar o processo de planejar a estratégia mais fluído e menos complexo, capaz de ser entendido por qualquer profissional. Unimos algumas outras ferramentas e daí surgiu o treinamento de Planejamento Estratégico com Business Model Canvas, de 16 horas que você pode ver em detalhes neste link.

Basicamente, fazer um planejamento se tornou um processo dinâmico, que envolve as pessoas em uma construção coletiva onde todos podem alinhar suas ideias para uma visão comum. Isso só é possível aliando o pensamento visual que o Canvas proporciona, com um pensamento estratégico refinado e suficiente para as pessoas compreenderem como conduzir um negócio e para onde devem ir.

Qual é o caminho?

Montar um Canvas junto com a equipe é a parte inicial e possibilita explicitar as ideias de todos em um local apenas, de forma que de uma equipe onde vários pensam diferente, possa se extrair uma visão única de futuro capaz de colocar todos dentro do mesmo barco remando para o mesmo lugar. Na maioria das vezes, uma empresa que está todos os dias trabalhando para resolver seus problemas, dificilmente tira um tempo para esse pensamento estratégico e por isso cada um pensa por si onde deseja chegar, sem existir um alinhamento coletivo. Por isso, utilizar a ferramenta é uma excelente forma de fazer isso.

Posteriormente, os próximos passos consistem em transformar a visão de todos que foi traduzida em um BMC, em uma estratégia que seja capaz de direcionar o trabalho de todos rumo a um objetivo em comum. Para isso, devemos utilizar ferramentas como Missão, Visão, Valores e outros termos como SWOT que vão nos permitir desdobrar uma estratégia assertiva em um planejamento. O grande desafio é chegar em metas e ações estratégicas, transformando aquilo que é apenas uma visão, em algo presente de pequenas tarefas.

Tá, mas como eu posso começar?

Estude bastante! Vá atrás de livros como o Business Model Generation (Alex Osterwalder), Estratégia em Ação (Robert Kaplan & David Norton), O Verdadeiro Poder (Vicente Falconi) e converse com outras empresas que já utilizaram o mesmo modelo ou que experimentaram algo parecido. Nós mesmos, com nosso treinamento, já facilitamos dezenas de Planejamentos Estratégicos e quem já fez não hesitará em compartilhar sua experiência.

Ou, caso queira contar com nossa ajuda, pode entrar em contato com nossa equipe e conversar mais sobre o Treinamento de Planejamento Estratégico utilizando Business Model Canvas, deixando uma mensagem para o comercial.

Lembrando sempre que todos os nossos produtos possuem preços e condições espeicias para Empresários Juniores e Universitários de todo o Brasil.