
- Em 25/05/2017
- Por Gabrielle Pacheco
O que é Inbound Marketing e como funciona?
Quem está no universo Digital já ouviu algo sobre Inbound Marketing, em como ele está se tornando uma tendência e tende a transformar a forma tradicional de atrair clientes nas empresas. Mas o que realmente é Inbound Marketing?
Atualmente, conhecido por muitos como Marketing de Atração, essa nova tendência surge em um momento em que as mídias sociais estão em alta e em uma era em que tanto as novas gerações quanto as antigas estão conectadas com o mundo e com a possibilidade de buscar inúmeras alternativas para satisfazer suas necessidades.
A visão do Inbound Marketing se baseia em ganhar o interesse das pessoas e fazer com que elas te procurem e te encontrem. Diferente das estratégias do Marketing Tradicional em que a empresa vai até as pessoas para que elas percebam seu produto. A partir disso o marketing de atração busca conquistar e atrair as pessoas certas, ou seja, tenta atingir os indivíduos mais adequados para o seu negócio e não o público em geral.
Como funciona?
O inbound marketing tem como fundamento o marketing de conteúdo, isto é, todo o conteúdo produzido e compartilhado é feito para trazer as pessoas certas para a seu comercial. Para chegar nesse resultado o marketing de atração tem as seguintes fases: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Todas essas fases são feitas a partir de ações e técnicas integradas – por meio de SEO, e-mail marketing, mídias sócias, landing pages, entre outros – e para que os resultados sejam mensurados, são usadas algumas ferramentas para que as técnicas e meios usados sejam sempre aprimorados.
Implementar essa estratégia com sucesso é um desafio, pois ela tem como foco atingir o público-alvo desejado a partir das ações de marketing mais direcionadas, para que seu possível cliente seja convertido em lead qualificado, passe pelo funil de vendas e finalmente se torne um consumidor satisfeito e fiel.
Quer saber sobre Inbound Marketing de uma maneira mais aprofundada?
Os nossos parceiros da WebSpace disponibilizam uma aula grátis sobre a introdução ao Inbound Marketing. Confira aqui.
Abaixo explicamos as fases do Inbound Marketing de maneira detalhada:
Atrair
Nessa primeira etapa, os esforços são voltados para produzir um conteúdo de qualidade para atrair leads mesmo que eles não estejam naquele momento em busca do seu produto. Desse modo, ao invés de perder tempo e recursos procurando pessoas para disseminar seu trabalho, elas serão atraídas para ele. A partir dessa técnica, só quem realmente quer saber sobre seu conteúdo vai se interessar, consequentemente, a chance dessas pessoas ficarem engajadas e consumirem o que você tem a oferecer são muito maiores.
Mas para que se obtenha sucesso, o responsável pela divulgação desse conteúdo deve estar ciente que não é só jogar o material em uma mídia social ou site. Deve ser feito um estudo do perfil do consumidor que a empresa pretende atingir, dando-se origem ao que conhecemos como persona.
Quando se sabe quem é a persona e suas característica, todo trabalho é voltado para ela, de modo que quando ela veja o material haja um interesse imediato.
Converter
Ao atrair o tráfego para os meus canais, é necessário capturar informações e contato desses visitantes para que seja possível criar um relacionamento com eles. Logo após a fase de atração é necessário que haja a conversão de visitante em lead, para que ele possa avançar no processo de compra.
Mas o que é lead?
Lead é a pessoa que se interessa pelo seu conteúdo e fornece seus dados em troca de alguma recompensa ou benefício, como e-books, infográficos, entre outros.
Relacionar
Muitas vezes a pessoa não está pronta para comprar, é nessa hora que entra a etapa de relacionamento, que terá a função de acelerar o processo de compra do lead.
Esse processo pode ser feito de várias maneiras, entre elas o clássico “e-mail marketing”. Logo que falamos essas duas palavras a primeira coisa que vem na cabeça é a lixeira do e-mail ou SPAM, mas se ele for feito de maneira adequada, com informações relevantes para os clientes, esse e-mail se torna um grande aliado e pode ajudar seu lead a realizar uma compra de maneira mais rápida.
Para te ajudar a entender todo o processo de compra que o lead passará, veja o material que os nossos parceiros da WebSpace estão disponibilizando aqui
Vender
Todo o trabalho feito nas fases acima tem como propósito chegar neste ponto, o de gerar possíveis negócios para sua empresa. Todos os dados sobre o cliente, os matérias que foram baixados ou o produto que ele demonstrou interesse serão de suma importância para que a venda se torne algo mais pessoal.
É a partir das informações adquiridas que o responsável pela venda conseguirá usar uma abordagem específica para convencer o lead a comprar o produto/serviço sem usar uma maneira invasiva e indiferente. O lead também se sentirá mais seguro pois ele já conhece a empresa, sabe o que ele quer, sabe como a empresa conseguiu seus dados, tudo isso acaba tornando a compra mais prazerosa e segura
Analisar
Uma das características do Marketing Digital é conseguir avaliar seus resultados, para saber se seus esforços estão valendo a pena ou se o modo como à estratégia foi montada está trazendo resultados. Com as ferramentas disponíveis no mercado é possível acompanhar todas e cada reação do público, através de posts, campanhas, landing pages, entre outros.
Todas as análises são possíveis graças a ferramentas como: Google Analytics, RD Station e Facebook Analytics que acaba de passar por algumas atualizações e melhorias.
Para entender melhor em qual nível de maturidade digital a sua empresa está e se ela está apta a implementar uma estratégia de Inbound Marketing, um dos modos iniciar seu trabalho é à partir de um Raio X de Marketing Digital. Assim, ao solicitar um diagnóstico de sua presença digital, o responsável por ela irá expor todos os erros e o que falta para que você consiga ter êxito. Ficou com vontade de fazer um diagnóstico?
Ficou curioso para saber mais dessas e outras ferramentas? No nosso próximo post o tema a ser abordado será: Ferramentas pagas e não pagas para análise.