- Em 01/08/2016
- Por Caroline Ferroni
- Tags comportamental, networking, rede de contatos
Networking: Edificando sua rede
Já se perguntou por que você deveria ir àquele seminário sobre riscos de gerenciamento, àquela palestra sobre cases de sucesso ou ao evento social de empreendedorismo? Não é só pelo conteúdo das apresentações, mas, principalmente, pelas pessoas que estarão lá e são como você. Conhecer novas pessoas, apresentar quem já conhece a outras, participar de atividades e discussões juntas, são métodos para construir relações e detectar oportunidades. Esse é o networking, parte essencial do trabalho, tendo ele consciência disso ou não.
Networking é uma expressão que representa rede de contatos e corresponde às pessoas que um indivíduo conhece e aos relacionamentos pessoais, comerciais e profissionais que mantém com elas. Quanto maior e mais forte for a rede de contatos de uma pessoa, maior serão suas vantagens e benefícios que podem ser extraídos dela. Isso aumenta a possibilidade dela de conseguir uma boa posição profissional, realizar bons negócios, obter informações de que necessita, entre outros. Ter uma rede de contatos formada ajuda a agregar novas experiências para formar um grupo que se complete, que tenha equilíbrio. É uma cooperação coletiva que gera resultados fundamentais no futuro.
Um bom networking pode resultar na união de parceiros para transformar projetos pequenos em criações de grande escala.
Mas como começar meu networking?
Distribuir seu cartão de visitas nos eventos já foi o suficiente um dia, mas apesar de ainda ser necessário, agora também é preciso outros métodos que mantenham a rede conectada. Assim, utilizar do celular e das mídias sociais – como LinkedIn, Facebook e WhatsApp – se tornou essencial para o networking.
Muito cuidado! Deve-se ter um comportamento profissional em todas essas plataformas e manter um contato regular com sua rede.
Segundo a consultora empresarial Surama Jurdi, colecionar cartões é fácil, o difícil é transformar contatos em relações (é onde começa o esforço de ir além da troca de cartões). Por isso, algumas dicas são importantes para construir uma rede de networking efetiva:
- Não apenas na participação em eventos, mas também é importante fazer parte de associações e comunidades.
- Identificar líderes influenciadores que podem trazer valor para sua rede, aquelas pessoas que causarão um impacto para você e também as quais você pode ajudar.
- Ao conversar com alguém pela primeira vez, tenha postura e conte suas histórias reais que tenha relevância e contexto para a ocasião, peça aconselhamentos ao invés de favores – tenha algo para oferecer em troca.
- Sobretudo, foque nas pessoas, não nos negócios.
Will Kintish, em seu livro “Business Networking: The Survival Guide”, escreve: “Se feito certo, conhecer mais pessoas leva a mais negócios e oportunidades de carreira, os quais levam a conhecer mais pessoas e mais negócios, e assim por diante”. Networking é um ciclo vicioso e, quando se está inserido nele, toda relação se torna mais simples de ser alcançada. Se o alicerce de seu negócio for vínculos concretos, não há ventania que consiga derrubá-lo por completo.