- Em 19/08/2016
- Por Caroline Ferroni
- Tags engenharia civil, microsoft project
Microsoft Project é diferencial na carreira em Engenharia Civil
Sabemos que o setor de engenharia, há alguns anos atrás, era muito promissor aos olhos do mercado de trabalho. Devido a um aquecimento do mercado da construção de forma geral (desde infraestrutura até construção de casas e prédios), a demanda por profissionais principalmente da área de engenharia civil cresceu muito e, por consequência, os cursos de graduação da área também passaram a ficar cheios e com uma alta oferta de recém-formados.
De 2003 até o ano de 2013, as vagas para essa área cresceram 87%, fazendo com que, na época, faltassem profissionais para as empresas. Os salários aumentaram e isso chamou muito a atenção de quem estava se preparando para o mercado de trabalho.
Entretanto, a partir de 2014, as vagas de emprego nesse setor sofreram decadência significativa por conta da crise econômica que começou a tomar conta do setor de construção civil e industrial como um todo.
Competitividade na área
Em uma reportagem da Folha de São Paulo, publicada em 23 de janeiro de 2016, a Federação Nacional dos Engenheiros afirmou que, no ano de 2014, foram 52 mil contratações na área contra 55,1 mil demissões. Além de que, segundo o Ministério do Trabalho, foram 416,9 mil vagas fechadas no ano de 2015. Esses dados são referentes a todo o setor de engenharia, entretanto, parte dessas demissões e diminuição de vagas afetou fortemente a engenharia civil.
Hoje, a oferta de profissionais na área de engenharia civil é muito alta. Ou seja, os contratantes possuem muitas opções no momento da seleção de candidatos para determinadas vagas. Isso faz com que cada vez mais se opte por profissionais mais qualificados, com maiores diferenciais e maior bagagem de experiências em seu currículo.
Assim, fica claro que o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo para essa área. Portanto, apenas o diploma de engenharia não é mais suficiente para garantir sua participação no mercado atual. É preciso estabelecer um diferencial em seu perfil e currículo, para que você ganhe destaque nos processos seletivos.
Microsoft Project: uma tendência na área da construção civil
Nos últimos meses (durante todo o ano de 2016), temos percebido um aumento muito grande de alunos de graduação das áreas envolvidas com a construção civil nas turmas dos nossos cursos de Microsoft Project.
Analisando essa tendência, buscamos entender o motivo de o mercado estar exigindo essa capacidade dos alunos. A conclusão foi que existem atualmente muitas construtoras – principalmente do estado do Paraná – buscando soluções para otimizar o gerenciamento de suas obras e estão encontrando nesse software a alternativa mais adequada para seu modelo de gestão.
Com isso, aqueles que estão buscando uma oportunidade nesse mercado estão se deparando com uma exigência dos recrutadores: saber planejar e gerenciar projetos utilizando o Microsoft Project.
Compreendendo o Microsoft Project
O Microsoft Project é um software muito utilizado para o gerenciamento de projetos de todas as áreas, principalmente da indústria e cada vez mais as construtoras estão implantando em seus níveis gerenciais a utilização dele.
Esse software é focado em três principais fatores:
- Prazo: é possível controlar o prazo de cada tarefa individualmente e o prazo total estabelecido para o projeto, o que ajuda a monitora-lo em questão de adiantamentos ou atrasos de tarefas;
- Recursos: você pode atribuir quem irá realizar cada atividade prevista na Estrutura Analítica do Projeto (EAP), evitando sobrecarga de atividades e auxiliando em sua organização, além de poder tomar decisões mais assertivas com base em relatórios proporcionados pelo Microsoft Project;
- Custos: o Project possibilita atribuir ao projeto seus custos, sendo eles fixos ou não, o que ajuda na formulação da precificação de seu projeto e no controle dele.
Microsoft Project na Enteléquia
O Microsoft Project exige de quem o utiliza habilidades em gerenciamento de projetos e, principalmente, conhecimento do software. Como a Enteléquia possui um público em que grande parte é formado por universitários, nós ministramos o curso de Microsoft Project 2016, para capacitar esses jovens para o mercado de trabalho.
E você? Quer garantir sua vaga no mercado de trabalho?
Turmas em Londrina! Turmas em Maringá!
Turmas em Campo Mourão! Turmas em Cascavel!
Comece a se capacitar em Microsoft Project: inscreva-se em nosso webinar gratuito sobre o software!