Conheça a metodologia Scrum e suas principais características

O Scrum é uma metodologia para o gerenciamento de projetos e desenvolvimento de produtos que surgiu a partir da necessidade de rotinas e processos mais flexíveis e com respostas rápidas a necessidades dos stakeholders. É um dos frameworks de gerenciamento de projetos mais populares dentro das metodologias de Gerenciamento Ágil de Projetos.

Segundo o Guia SBOKTM – Guia para Conhecimento em Scrum –, a metodologia é aplicável a portfólios, programas e projetos em qualquer indústria; a produtos, serviços ou qualquer outro resultado que será entregue a um stakeholder; e a projetos de qualquer tamanho ou complexidade. Assim, o Scrum preza pela adaptação, iteratividade, rapidez, flexibilidade e eficiência no gerenciamento de projetos.

A seguir, conheça um pouco do Scrum e como ele pode ajudar no gerenciamento de projetos.

Princípios da metodologia Scrum

O método do Scrum possui seis princípios fundamentais: controle de processos empíricos, auto-organização, colaboração, priorização baseada em valor, time-boxing e desenvolvimento iterativo, melhor explicados a seguir.

  • Controle de processos empíricos: as decisões são tomadas a partir da observação e experimentação focando o trabalho na prática, baseando-se em três principais pontos: transparência das atividades, inspeção do que está sendo feito e adaptação quando necessário;
  • Auto-organização: os funcionários devem ser auto motivados, possuírem capacidade de trabalhar com autonomia e devem estar propensos a aceitar alto nível de responsabilidade sobre as atividades, assim, o objetivo é que entreguem maior valor e possa gerar empowerment;
  • Colaboração: refere-se ao time Scrum trabalhando e interagindo frequentemente (seja pelas cerimônias previstas, como a Daily Meeting) bem como com o stakeholder durante todo o projeto, para facilitar no alcance dos objetivos estabelecidos na visão do projeto;
  • Priorização baseada em valor: a ordem por priorização de atividades tem como objetivo satisfazer as exigências do cliente com a finalidade de entregar o valor máximo de negócios no menor espaço de tempo;
  • Time-boxing: o tempo, no Scrum, é uma das restrições mais importantes do projeto. O termo utilizado pelo guia propõe que cada processo possua tempo determinado para sua realização;
  • Desenvolvimento Iterativo: permite que o cliente participe do desenvolvimento do projeto com interação frequente de forma que qualquer solicitação que ele faça não atrapalhe no projeto inteiro. Isso porque o projeto é todo dividido em “user stories”, que consiste em uma forma diferente de se definir o escopo do projeto com base no entendimento do cliente. Posteriormente, quem transformará as “user stories” em atividades será o Product Owner, responsável por transformá-las em atividades quantificáveis (com tempo, prioridade e outras informações).

Aspectos do Scrum

A metodologia Scrum também é movida por alguns aspectos principais que regem o trabalho e devem ser seguidas para o sucesso dos projetos. São eles: organização, justificativa de negócios, qualidade, mudança e risco.

Organização

Entender os papéis e responsabilidades no Scrum é de extrema importância para o sucesso do projeto, por isso, o guia SBOK estabelece alguns papéis centrais e outros não-essenciais para o scrum:

  • Papéis centrais: são fundamentais para o projeto de produto ou serviço. Ao atribuir papéis principais para a equipe ela se torna comprometida e responsável pelo sucesso de cada interação do projeto como um todo;
  • Papéis não-essenciais: são papéis não obrigatórios para o projeto e que podem incluir membros que estão interessados nele. Esses membros não têm compromissos formais com o projeto e não têm responsabilidade pelo sucesso do projeto.

Justificativa de negócios

A organização deve realizar uma avaliação do negócio antes de iniciar o projeto para esclarecer os objetivos e metas do projeto. Isso ajuda os responsáveis pelas decisões de projeto a analisar a necessidade de mudança, entender os propósitos ou criação de novos produtos ou serviços. Além disso, auxilia na análise da viabilidade.

Qualidade

A qualidade no Scrum consiste na capacidade de satisfazer os critérios de aceitação e atingir o valor de negócio esperado pelo cliente que os produtos ou resultados concluídos possuem. O SCRUM possui um conceito chamado de “Status de Pronto”, onde é descrito como se considera uma atividade concluída, bem como os requisitos que definem as premissas da entrega.

Mudança

O método do Scrum deve sempre abranger as mudanças e ter flexibilidade para atender a transformações no projeto, visto que os clientes são propensos a mudar suas ideias e o que eles querem durante a realização do projeto e produto pode exigir melhorias no decorrer da execução.

Risco

Os riscos são fatores que podem acontecer ao longo do projeto e que, caso aconteçam, podem afetar os objetivos do projeto e até contribuir para um possível insucesso. Por isso, no Scrum, o gerenciamento de riscos deve ser um processo contínuo durante todo o projeto.

Aplicação do modelo Scrum

O SCRUM se tornou muito popular na área de Software e TI quando surgiu, onde a flexibilidade dos projetos e a iteração presente na metodologia se adaptou bem ao modelo de projeto contínuo na Governança de Software. Isso porque, muitas vezes, inúmeros projetos realizam entregas dentro de um mesmo produto: a aplicação.

Hoje, o SCRUM é aplicado não apenas nesse segmento. Como foi explicado acima, ele é aplicado em todo tipo de projeto e de todos os níveis de complexidade e nós da Enteléquia já observamos vários exemplos onde a metodologia está presente no mercado: Agências de Marketing, Escritórios de Arquitetura e Engenharia, Escritórios de Projetos e prestadores de serviços.

 

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