Google Adwords: uma introdução à ferramenta

Quando precisamos pesquisar sobre algo, automaticamente digitamos no Google. É inevitável dizer que hoje o Google se tornou a maior ferramenta de busca do mundo.

Mas, ao buscar por algo, você já observou que as primeiras páginas sugeridas tem um indicador de anúncio verde? Que tal você ser a primeira opção do seu cliente?

Para você se posicionar nos primeiros lugares do Google com pouco esforço, é essencial que você faça uso do Google Adwords, a principal ferramenta de anúncios paga para atingir o sucesso online através de links patrocinados, seja a empresa grande ou pequena.

Para você começar a entender sobre o uso e aplicação dessa ferramenta no marketing digital, ou até mesmo tirar algumas dúvidas, nós da Enteléquia vamos te explicar tudo!

O que é Google Adwords?

De maneira simples, é uma plataforma de publicidade do Google. Usando ela você estará na rede de pesquisa do Google, isso quer dizer, que o anúncio do seu site estará disponível para que as pessoas o achem no Google quando elas estiverem buscando exatamente o que a empresa está oferecendo.

Além desse tipo de anúncio, estão disponíveis outros formatos como exibição em banners e vídeos em áreas especiais e de vários sites que são parceiros do Google, como por exemplo, o YouTube (o segundo maior buscador do mundo) e o Gmail.

Essa ferramenta garante sua funcionalidade tanto para desktops quanto para smartphones, sua exibição é diferenciada para os dois objetos. No smartphone, a pessoa consegue ter uma extensão dos preços, ou seja, conseguem ver o preço do objeto/serviço que estão buscando em diferentes sites, mas só para anunciantes em que o site é responsivo e para aqueles que possuem a primeira posição do resultado. No desktop, o cliente que faz a busca não encontra os preços, mas ao realizar sua pesquisa, apenas os 4 primeiros sites apresentados são de anunciantes, o que torna o leilão de palavras chaves mais lucrativa para o Google.

Estrutura Google Adwords

O anúncio no Google Adwords é exibido sempre com um pequeno selo verde identificado com a palavra “Anúncio” e é dividido em 4 partes: URL final, Título, caminho e Descrição. O primeiro é o endereço que o usuário será levado ao clicar no link, o URL não aparece no anúncio. O Título é a primeira linha do anúncio, mas o cadastro pode ser feito em 2 linhas de 30 caracteres, na apresentação elas são separadas por um hífen.

O Caminho será o endereço mais curto que aparece em verde, ele inclui automaticamente o site cadastrado na URL final e ainda é possível colocar uma subcategoria de 15 caracteres. A descrição será as linhas de texto mais longo, com até 80 caracteres, usadas para descrever o que você tem a oferecer.

Alguns motivos para você usar o Google Adwords

Dentre vários motivos para você se render ao Google Adwords, abaixo vamos mostrar 3 que mostrarão o poder dessa ferramenta.

– Segmentação

Para direcionar ainda mais a busca, o Adwords possibilita o uso de diferentes tipos de segmentação para que a exibição dos anúncios seja ainda mais eficaz, como: Keywords, Segmentação por tópicos e canais, Público-alvo, local de exibição do anúncio, Idade, local e idioma, programação de acordo como dia, horários e frequência, e segmentação por dispositivos.

Além das segmentações citadas, é possível fazer combinações entre elas para que seu anúncio seja mais eficiente.

– Retorno rápido

Se comparado com mídias tradicionais ou outro sites que oferecem espaço para publicidade, o Adwords não será o mais barato, mas tem algumas vantagens a mais que o fazem ter um retorno rápido. Nele, além das segmentações já citadas acima, ele já filtra todos os usuários da ferramenta imediatamente: o que move uma pessoa a buscar no Google é o seu interesse por aquele assunto, ou seja, sua publicidade é extremamente direcionada para aqueles que estão buscando por aquilo naquele momento (por isso o rápido retorno). É diferente, por exemplo, de um anúncio em um outdoor que atinge todas as pessoas que estão passando por ali naquele momento (independente do seu perfil e seus interesses).

Para saber mais sobre Inbound Marketing confira o nosso post e fique por dentro de tudo.

– Avaliação do ROI

“Como eu vou saber se as pessoas entraram e clicou em algo?”

Usando o Adwords, o anunciante tem informações sobre a interação do público com o anúncio. Além disso, é possível saber onde ocorreram os cliques e verificar se houve alguma conversão do cliente. Ainda tem como “seguir” o cliente e exibir outros anúncios, por meio do que conhecemos como remarketing.

Outra informação que aparece é qual anúncio não possui um desempenho bom e, assim, prioriza os investimentos onde o retorno foi melhor.  Ferramentas como o Google Adwords, proporcionam aos anunciantes informações a possibilidade de observar o hábito de consumo dos clientes.