Ferramentas para Geração de Ideias

Este post sobre ferramentas para geração de ideias foi originalmente compartilhado pela Ana Elisa Gomes Gonçalves em seu blog de inovação, leia o original aqui.

Inovar não é um processo fácil, seja dentro de uma organização ou para novos empreendedores que não sabem exatamente em que investir. Por este motivo, é sempre bastante válido e produtivo encontrarmos ferramentas adequadas que irão estruturar o processo e garantir melhores resultados.
Mas quem disse que também é fácil encontrar a ferramenta ideal? É preciso estudar e conhecer um pouco deste universo e assim conseguir deliberar o que seria o adequado.

 

Pensando nisso, decidi escrever um pouco sobre duas ferramentas que escolhi, e que de alguma forma se aplicam na etapa inicial da inovação, como falamos no texto “O que é Inovação”, o tal START, ou seja, na etapa de geração de ideias, vamos a elas?
 

 

FUNIL DE IDEIAS:

funil-de-ideias

O que é: Como o próprio nome sugere o Funil de ideias é uma ferramenta que orienta o profissional no processo de geração de ideias. Além disso, ele ajuda a filtrar as melhores alternativas a partir de perguntas e análises que ocorrem no decorrer de sua execução.

 

Qual momento mais indicado para utilizar: A forma mais adequada de se utilizar esta ferramenta se dá em dois momentos, ambos quando uma pessoa deseja empreender, mas não sabe exatamente em quê. O primeiro formato seria gerar oportunidades a partir da vivência. Ou seja, analisar quais são suas preferências e competências e assim determinar um negócio que esteja adequado ao seu perfil empreendedor. O outro formato seria gerar ideias a partir do mercado, ou seja, tendências, insatisfação com algo existente, oportunidades detectadas e afins.

SCAMPER:

scamper

O que é: O SCAMPER é uma ferramenta que serve para estruturar um processo de brainstorm¹. Assim possibilita ao empresário gerar um momento mais produtivo de criatividade, bem como estimular os participantes, utilizando-se dos recursos que já possui. O próprio nome SCAMPER é a junção das iniciais de cada etapa: Substituir, combinar, adaptar, aumentar, arrumar, modificar, pensar em outros usos, eliminar e arranjar.

 

Qual momento mais indicado para utilizar: O momento mais adequado para a utilização desta ferramenta é quando existe uma empresa já estabelecida que deseja inovar em um produto ou serviço e não sabe exatamente como iniciar este processo. O SCAMPER permite que aconteça uma reflexão sob diferentes aspectos, e pode inclusive auxiliar na geração de um novo produto e não só o melhoramento de um já existente.

 

DICAS:

  1. Em todo processo de brainstorm é interessante a participação de uma equipe multidisciplinar, trazendo mais conteúdo e uma diversidade de perspectivas.
  2. Em todo início de reunião com fins de geração de ideias, estabeleça regras, objetivos e direcionamento, para assim garantir o melhor resultado.
  3. Procure entender cada ferramenta antes de aplicá-la.
  4. Você encontra mais informações sobre estas e outras ferramentas no site da Endeavor!
 
Brainstorm¹: Este termo se refere a uma “chuva de ideias”, ou o nosso famoso “toró de parpite”.

 

Para ler mais sobre inovação e outras postagens da Ana Elisa Gomes Gonçalves, acesso o Blog Innovation Tips.