5 Ferramentas para arrebentar na sua análise de marketing digital

Como foi explicado no post anterior, a fase de análise de marketing digital requer ferramentas para que uma empresa saiba se deve continuar a investir e potencializar seus esforços em uma estratégia, ou se ela deve partir para uma abordagem diferente. Com uma implementação de sucesso da metodologia de Inbound Marketing é inevitável que se necessite de uma série de ferramentas para as análises dos resultados sejam feitas

Há alguns anos atrás, a Gartner afirmou que no futuro, os profissionais de marketing irão gastar mais com TI do que o próprio Gestor de TI. O que significa que o uso de ferramentas (pagas e gratuitas) são inerentes ao trabalho do Gestor de Marketing Digital.

Como há milhares de ferramentas e softwares que oferecem suporte para análise de marketing digital, nós escolhemos alguns dos aplicativos mais populares, com diferentes características para te ajudar a escolher.

 

Google Analytics

Considerada a ferramenta mais utilizada pelos profissionais de marketing digital, o objetivo dela é monitorar o tráfego do site, aplicativo ou e-commerce.  Nesta plataforma gratuita é possível customizar os dashboards e análises de acordo com a realidade e a necessidade da sua empresa, e analisar relatórios padrão ou personalizado. Outra funcionalidade é o fornecimento de informações sobre o público que frequenta sua página, como gênero, idade, interesses, entre outros.

Ela é uma ferramenta inevitável para sua estratégia e análise de marketing digital. Mesmo que a empresa ainda não tenha uma estratégia Digital implementada, é fundamental que ela monitore o tráfego em suas páginas.

Outra plataforma com função semelhante é o Facebook Analytics, porém só pode ser usado na rede social. Para saber mais sobre essa ferramenta clique aqui e confira um post dedicado a todas as atualizações e melhorias feitas neste ano.

Unbounce

Uma palavra define esse sistema: landing page. Mas o que é isso? É uma estratégia usada para conseguir atrair leads, consiste em uma página com um formulário. Após o preenchimento dos dados, o futuro lead recebe algum tipo de material, desse modo, você consegue detectar em qual assunto esse lead está interessado e pode mandar e-mails direcionados ou usar outro tipo de abordagem.

Com a construção de Landing Pages utilizando o Unbounce, você consegue facilmente criar páginas de captura e monitorar o acesso a elas sem a necessidade de contratar, por exemplo, um profissional especializado em desenvolvimento para fazer isso.

Desta forma, com um criador de landing pages fácil, é possível ter autonomia para construir páginas promocionais e páginas de captura de interesse para então monitorar o tráfego de pessoas que estão interessadas no seu produto ou serviço e, consequentemente, a conversão das mesmas. Assim, a empresa consegue, por exemplo, medir a efetividade de uma promoção que realiza.

Com o editor Unbounce é possível criar landing pages de maneira simples e intuitiva graças ao método “arraste e solte”, ademais, essa plataforma permite que cada elemento seja personalizado e fique com a cara da sua empresa. Além de landing pages, o Unbounce ainda te ajuda a criar overlays (anúncios, geralmente com descontos, que aparecem quando um cliente está para sair de sua página sem comprar algo), com os overlays direcionados é possível gerar leads, com o mesmo método “arraste e solte” das landing pages.

Para escolher o modo de fazer sua landing page ou overlays, são oferecidos diversos templates (temas) e a possibilidade de customização com a opção de seguir um protótipo ou fazer uma tema usando ferramentas de design.

Ficou interessado em adquirir o Unbounce? A plataforma oferece um teste grátis. Para aqueles que querem comprar, é oferecido o plano anual e mensal de 3 categorias: Enterprise, Premium, Essential, com 30 dias de teste grátis. Vale lembrar que por ser uma plataforma internacional, os preços são em dólar americano.

RD Station

Conhecido por ser um software completo para a gestão de marketing digital, o RD Station faz com que as empresas consigam atrair pessoas para o site, converta oportunidades em negócios, relaciona com os potenciais clientes, conclui as vendas e analisa o retorno sobre investimento (ROI) de cada canal. A seguir temos algumas funcionalidades disponíveis:

  • Dashboards
  • Otimização de páginas
  • Landing pages, pop-ups, formulários.
  • Monitoramento de mídias sociais
  • Automação de marketing
  • Gestão Inteligente de Leads
  • Monitoramento e pontuação de Leads (Lead Scoring e Lead Tracking)
  • Marketing BI (inteligência de negócios)

Com essa ferramenta você pode fazer uma análise do seu site e das palavras-chave que são importantes para o seu negócio, essa funcionalidade indica as melhores ações para levar sua página entre as primeiras posições orgânicas de buscadores, como o Google. Além disso, o dashboard apresenta a quantidade de visitas que seu site teve por dia com 3 tipos de indicadores, o mês atual, o mês passado e uma meta que você propõe, tornando mais visível o resultado de uma campanha ou o momento em que o site teve poucas visitas.

Outro ponto positivo dessa ferramenta é a automatização de várias ações como: e-mail marketing e postagem em redes sociais. Sobre o e-mail marketing, o RD apresenta a porcentagem de e-mails que foram abertos, se os links que estavam no e-mail tiveram cliques e quais foram. Desse modo, a análise de marketing digital fica mais prática e você pode perceber se a estratégia usada deu certo ou não.

O próprio painel de operação dessa ferramenta é dividido de acordo com os passos do Inbound Marketing, o que facilita a procura da ação desejada. Além do software, a Resultados Digitais disponibiliza consultores na criação de estratégia e ações, automatização de ações de marketing, entre outros.

A Resultados Digitais também é responsável pelo maior evento de marketing digital e vendas da América Latina, o RD Summit. O evento é realizado em Florianópolis e consiste em 3 dias de palestras sobre o assunto.

O RD Station possui o plano anual e mensal, divididos em 3 categorias: plano Basic, plano Pro e plano Enterprise. Cada categoria possui características diferentes, basta ver o nível em que sua empresa se encaixa para escolher qual será mais adequado.

Se você ficou interessado no RD Station, você pode solicitar uma demonstração do software para  nossos parceiros da WebSpace por este link

SEMRush

Esta ferramenta americana foi elaborada pelos criadores do SEO Digger e do SEOQuake, com o objetivo de analisar os resultados orgânicos e Adwords do Google. A partir de suas ferramentas, é possível fazer análise de palavras-chave que geram mais tráfego para um site, isso tanto orgânico quanto no Adwords.

Com a ferramenta de SEO Ideias você pode otimizar suas estratégias de backlinks e de conteúdo de forma para melhorar seus rankings nas ferramentas de busca. Além disso, você pode monitorar os backlinks da concorrência, determinar o tipo de backlinks e analisar a distribuição de links de um determinado domínio por país, tornando a análise de marketing digital mais ampla.

Como as demais ferramentas, o SEMRush integra as redes sociais (Facebook, Twitter e Google+) e tem a opção de pegar os dados do perfil de seu concorrente e comparar com o seu perfil. Mais do que fazer comparação com concorrentes, o SEMRush possibilita a criação de campanhas de publicidade em vídeo.

Para adquirir essa ferramenta você terá 3 tipos de planos: Pro, Guru e Business, todos com a opção anual ou mensal. Vale ressaltar que o valor cobrado será feito em dólar americano.

Porém, você também pode acessar algumas funcionalidades gratuitas dela, que já fornecem uma grande gama de possibilidades.

Hootsuite

Essa ferramenta foi criada com o propósito de otimizar e automatizar o engajamento nas redes sociais  em um só local.   O Hootsuite disponibiliza em seu painel funções como: análise de dados das redes sociais, publicação e o agendamento de posts em várias redes sociais, engajamento da audiência, permissão diferente para cada tipo de nível de usuários, entre outros.

Com todas as informações das redes sociais em um lugar é muito mais rápido ficar por dentro do que ocorre no mundo da internet, o tempo de resposta às mensagens ou comentários é menor e, com os relatório detalhados, você pode ver o que está funcionando ou não, além de conhecer a sua audiência e otimizar suas campanhas.

Há 3 tipos de planos: Enterprise, Team e o Professional, cada um com características diferentes para atender diferentes tipos de empresas, os dois últimos disponibilizam 30 dias grátis.  Pelo sistema ser americano, os planos são cobrados em dólar americano.

 

Como dito anteriormente, há vários softwares e ferramentas que auxiliam a análise de marketing digital, neste post foram apresentadas as 5 ferramentas mais populares. Mas se você ainda está com dúvida em qual tecnologia é melhor para o seu site, confira aqui um material exclusivo da WebSpace que poderá te ajudar a melhorar a sua presença digital.