- Em 16/05/2017
- Por Gabrielle Pacheco
- Tags #marketing, facebook
O novo Facebook Analytics: novidades e atualizações
Em abril ocorreu o Facebook F8, evento conhecido por apresentar atualizações e novidades da rede social, nessa 10º edição teve como foco a próxima meta da equipe de Mark Zuckerberg: a realidade aumentada. O evento aconteceu em San Jose, na Califórnia e é voltado para empresas e desenvolvedores para discutir o futuro da tecnologia.
Uma das grandes novidades foi à apresentação de um “novo” Facebook Analytics, com novas funções e melhorias, a partir de um sistema avançado de inteligência artificial que foi incorporado. Conhecido por muitos como uma ferramenta essencial para a análise de desempenho e comportamento dos clientes na fanpage, a ferramenta não apresenta mudanças apenas no nome – antes Facebook Analytics para Aplicativos – mas em novas funções. Para que você possa entender as mudanças deste instrumento da melhor forma, abaixo será explicado como ele pode ser usado.
AS NOVIDADES SÃO AS SEGUINTES:
Analytics Omni-canal para páginas e no interior da loja de vendas
Para entender essa nova função é necessário entender o significado da palavra “omni-canal”, que pode ser compreendida como uma tendência do varejo que tem como base o encontro de todos os meios de comunicação usados por uma empresa, desse modo o cliente sente que não existe fronteiras entre os meios online e offline da empresa.
No Facebook Analytics essa função, fará com que seja possível a visualização do comportamento do cliente por meio de diferentes canais, desse modo as empresas poderão aperfeiçoar a jornada do cliente.
Como a nossa parceira WebSpace mostrou nesse post, a jornada de compras é importantíssima, pois a partir dela é possível fazer análises para o desenvolvimento de ações de marketing, entre outros.
Insights automatizados
Para melhorar a compreensão e otimização dos dados de visitantes, essa nova função irá usar a machine learning – técnica de aprendizado automatizado – para coletar e peneirar dados demográficos, para que assim a empresa consiga entender o comportamento do consumidor.
Mas para quê serve isso?
Hoje em dia muitas empresas investem bastante tempo ao procurar um meio de analise preditiva para conseguir prever a próxima onda de crescimento ou anomalias em seus dados, com essa nova ferramenta todas as informações necessárias para analise já estariam prontas.
Dashboards personalizados
Já presente na versão anterior, o dashboard é utilizado para mostrar dados relevantes através de uma apresentação visual, ou seja, gráficos. No novo Facebook Analytics, será possível customizar o dashboard.
Para quê customizar?
Essa nova função será útil para que analises mais importante possam ficar juntas ou para que torne mais fácil a visualização de relatórios mais importantes rapidamente.
Como fazer isso? Para personalizar o dashboard use painéis de controle personalizados.
AS ATUALIZAÇÕES SÃO:
Grupos de origem evento simplificadas
Essa aplicação já existia, mas passou por uma atualização, agora é possível criar grupos de origem do evento direto no painel. Desse modo, fica mais fácil a configuração do omni-channel analytics combinando pixels, aplicativos e páginas.
Omni-channel públicos personalizados
Essa função também passou por uma melhoria e agora é possível formar uma audiência personalizada, a partir do comportamento das pessoas no aplicativo.
Propriedades do usuário para web
Ainda nas funções que passaram por melhorias, as propriedades do usuário permitem critérios de segmentação adicionais a partir do que você já sabe.
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