
- Em 30/01/2017
- Por Caroline Ferroni
- Tags marketing digital
4 estratégias principais para fazer seu negócio crescer na internet
Com a era digital em que vivemos e que vem tendo cada vez mais impacto em nossa rotina, não dá para ignorar a existência da internet e das inúmeras possibilidades que ela nos traz. A facilidade de fazer marketing pelos meios online é tamanha que praticamente todas as empresas, mesmo sem uma equipe formal de marketing que passe o dia todo dedicada na divulgação, ocupam seu lugar na internet, seja por uma página no Facebook ou um site. Já aquelas que sequer possuem uma marca online, estão em desvantagem perante seus concorrentes.
Porém, grande parte das empresas que investem em publicidade pela internet acabam tendo dúvidas se aquilo realmente está sendo efetivo e quais são os seus resultados. Isso porque muitas vezes suas ações não estão gerando resultados diretos e não é perceptível a melhoria nas vendas. Essa situação faz com que muitos desistam de investir no meio digital e voltem aos meios tradicionais.
Por isso, pesquisamos e trazemos aqui 4 estratégias para que você reverta essa situação e comece realmente a sentir os efeitos que o marketing digital pode trazer ao seu negócio.
Abandone o perfil empresarial no Facebook e invista em uma Fanpage
Um dos erros mais comuns dos iniciantes em marketing digital é criar um perfil na rede social para se relacionar com seus clientes. Grande erro! É justamente voltado a empresas que o Facebook proporciona a opção de criar fanpages e, com elas, um leque de oportunidades de anúncios é aberto.
O modo fanpage traz consigo ao invés de acumulação de amigos (como é no modo perfil e que tem limite de 5 mil amigos), a conquista de fãs de forma ilimitada. Assim, você também é capaz de estabelecer relacionamento direto com os curtidores da sua página e ter acesso a uma infinidade de ações possíveis.
Tendo uma fanpage você está habilitado a utilizar o Gerenciador de Anúncios do Facebook, onde estará apto a produzir anúncios que podem gerar um alcance muito maior. Ah, e não só para quem curte sua página! Ou seja, a fanpage lhe dará com certeza um alcance muito maior do seu público alvo, não lhe restringindo a apenas amigos e seguidores.
Nesse sentido, é possível segmentar um anúncio por diversas informações, que vão desde a faculdade que frequenta até a sua renda. Isso mesmo, em parceria com a Serasa Experian, o Facebook consegue segmentar seu público e saber diversas informações demográficas como a renda ou se possui cartão de crédito, por exemplo.
Comece um Blog de conteúdo
Muitas empresas ainda ficam em dúvida sobre investir ou não em um Blog de conteúdo. Será mesmo um esforço válido? O que você pode ganhar com isso? E é exatamente desse assunto que a nossa parceira WebSpace Marketing trata nesse post aqui.
A primeira impressão é que um Blog de Conteúdo serve para publicação de notícias e informações sobre a empresa. Na verdade, o público não está interessado nisso, mas sim buscando soluções para seus problemas e que a sua empresa sabe resolver, por exemplo: nós da Enteléquia temos instrutores de Marketing Digital que nos ajudaram a escrever esse texto com informações, que você que está lendo e não é da área desconhece. Desta forma, conseguimos entregar valor ao leitor e mostrar um pouco do que transmitimos em nossos cursos. Não necessariamente você está nesse momento interessado em fazer um treinamento de Marketing Digital, mas no momento certo que precisar, a chance de se lembrar de nós é bem maior do que se não estivesse lendo esse artigo. É mais ou menos assim que o Marketing de Conteúdo funciona.
Estabeleça um bom relacionamento com o cliente
Uma das estratégias mais utilizadas atualmente para o relacionamento com o seu público-alvo é a prática de e-mail marketing. Para você que está começando e ainda não tem certeza sobre essa prática, existem diversas plataformas gratuitas ou que você pode utilizar um tempo de teste para começar a construir sua lista de contatos.
O segredo da prática de e-mail marketing é estabelecer uma rotina de e-mails. Mas calma, isso não quer dizer que você irá enviar e-mails diariamente para toda a sua base de contatos, muito pelo contrário!
A verdade é que o ser humano é movido por padrões, ou seja, a partir do momento em que o cérebro dele captar um padrão de imagens, frequências, textos e mensagens, o próprio cérebro se organizará para deixar de rejeitar aquela prática pouco a pouco.
Então a minha dica é: planeje seus e-mails! Que tal começar enviando uma newsletter mensal com as novidades do seu Blog? Mas fique atento, o excesso de e-mails pode afastar o seu cliente e até gerar descadastramentos em sua base. Também evite fazer SPAM, que é enviar e-mails sem a autorização das pessoas, fugindo de oportunidades tentadoras de comprar listas ou de importar contatos desconhecidos para sua base sem motivo.
Comece a considerar investimentos monetários
A área de marketing muitas vezes não é bem vista pelos empresários, porque, na maioria das vezes, no início, é um custo que traz pouco resultado direto. Isso porque é uma das que demandam maior investimento monetário e envolve riscos de não haver retorno.
Porém, em se tratando de marketing digital, seu investimento pode ser muito menor gerando o mesmo retorno e possivelmente até mais do que métodos tradicionais.
A melhor opção para começar a investir sem pesar no bolso é realizar um planejamento de marketing, assim você terá uma visão de quanto isso irá lhe custar. Confira as dicas da WebSpace marketing para o seu planejamento aqui.
Gostou dessas dicas? Então comece a se capacitar em marketing digital agora mesmo! A Enteléquia realizará nos dias 09 e 16 de fevereiro dois webinários 100% gratuitos sobre Inbound Marketing e Anúncios no Facebook, respectivamente. Inscreva-se já e não perca essa oportunidade ↓ 😉