Qual a equipe ideal para uma estratégia de marketing digital?

Se a sua empresa está começando agora a investir em marketing digital, esse post é importante para você. A construção de uma boa equipe de marketing pode fazer toda a diferença no impacto que suas ações vão gerar em seu público alvo.

Quando me refiro a “equipe de marketing” não quer dizer que você precisa obrigatoriamente reservar um grupo de 4 ou 5 pessoas só para se dedicar a essa área, até porque quando se trata de micro e pequenas empresas essa situação seria inviável. A questão é que a sua equipe de marketing deve ser composta por um número de pessoas e competências equivalentes ao volume e tipos de demandas que essas pessoas assumirão.

Nesse post eu mostrarei a você as principais tarefas a serem executadas em uma estratégia de marketing digital. Em empresas de grande porte, cada pessoa da equipe é responsável por uma tarefa. Porém, o que há de mais comum no universo das micro e pequenas empresas são equipes menores, mas que desenvolvam esse mesmo número de tarefas, porém em menor volume.

Quais as atividades a serem executadas por essa equipe de marketing?

Produção de Conteúdo

Para uma boa estratégia de marketing digital, a produção de conteúdo é essencial. E com produção de conteúdo eu que dizer mais do que apenas postagens no blog da empresa, mas também a produção de iscas digitais como e-books, por exemplo.

O responsável pela produção do conteúdo precisa, primeiramente, possuir habilidades bem desenvolvidas na escrita, além de conhecer sobre o assunto que está escrevendo. Ter conhecimento sobre o tema evitará que seus conteúdos sejam rasos, o que traz mais valor e visibilidade para o seu público.

Design

O Design está diretamente relacionado com o posicionamento de marca e a visibilidade que as estratégias irão trazer ao seu negócio. Um bom design conta (e muito) para o sucesso do seu negócio no mundo digital porque, além da primeira impressão, também torna a experiência do usuário mais agradável em seus canais digitais.

Torna-se necessário alguém que seja bem capacitado em design para desenvolver os conteúdos visuais e diagramar os materiais de conteúdo, sejam eles para seu site, sua fanpage ou até para situações externas ao universo digital, como cartazes, flyers e outros meios de divulgação.

Gestão de mídias sociais

Se você está procurando se fortalecer na internet, gerenciar suas mídias sociais é essencial. Por isso é necessário que alguém seja responsável por realizar essa manutenção e atualização diária no site, fanpage, sua página no LinkedIn, Instagram, Twitter, entre outros.

Para cada uma das redes, o conhecimento em seus modelos de anúncios é muito importante, porque aumenta o ROI (Retorno sobre o Investimento) do Marketing Digital. Além disso, essa pessoa é responsável por gerenciar crises, publicar da forma correta e manter um ambiente agradável nas redes para o seu usuário, o que evitará que seu público venha a ter uma percepção negativa do negócio caso problemas ocorram.

Análise de dados

A maior vantagem do Marketing Digital em relação ao marketing off-line é a capacidade de mensurar os resultados. Assim, todas as suas estratégias de marketing digital alimentarão seus meios de gestão da informação de dados que deverão ser processados para que se tornem informações. Essas informações deverão servir de insumo para que você aprimore sua estratégia e a mantenha sempre em crescimento.

Por isso é tão importante que alguém consiga fazer esse processamento de dados e também seja capaz de elaborar planos de ação para melhorias na estratégia. Algo que o marketing digital sempre proporciona é a tentativa e erro. Uma vez que determinada estratégia não tenha dado o resultado esperado, você pode usar desses resultados para aprendizado e melhoria.

 

Tendo em sua estratégia essas 4 principais atividades, não importará o número de pessoas em sua equipe, desde que elas sejam devidamente cumpridas. Agora, se a sua equipe de marketing for constituída por duas ou mais pessoas, será necessário que se tenha um gerente para comandar essa equipe.

 

Quer aprender mais sobre marketing digital? Não perca nossos webinários nos dias 09 e 16 de fevereiro! Eu, Caroline Ferroni, e o Rogério Geraldino falaremos um pouco sobre Inbound Marketing e Anúncios no Facebook. Para participar basta se inscrever clicando no botão abaixo ↓