- Em 28/10/2016
- Por Caroline Ferroni
- Tags estratégia, planejamento estratégico
Como identificar se sua empresa está crescendo ou está estagnada
Não consegue analisar se seu negócio tem saído do lugar? Pois bem, esse é um problema muito comum enfrentado pelas empresas. Por isso, vou mostrar nesse post 5 sinais de que sua empresa está estagnada e precisa urgentemente de uma reformulação estratégica.
1. Sua empresa apresenta alta rotatividade de funcionários
Você está constantemente à procura de alguém para ocupar aquele cargo? O tempo médio de permanência de seus colaboradores é muito baixo? Isso é mau sinal! Quando isso acontece quer dizer que há problemas, e eles podem ser da empresa em si, do cargo em específico ou até da pessoa que supervisiona o cargo.
É muito comum o funcionário não se identificar com a cultura da empresa, ou até não ser “abraçado” por ela. Nesse caso, é necessária uma análise profunda sobre como está sendo disseminada a cultura e se realmente está ocorrendo essa disseminação. Mais importante ainda, é verificar se o processo de seleção está sendo feito de forma adequada, se está conseguindo identificar os valores das pessoas e se ele está alinhado com a estratégia da empresa.
Quando o problema é com o cargo que está sendo ocupado, possivelmente no momento da contratação foram deixadas lacunas sobre as atividades e tarefas a serem executadas. Isso faz com que o funcionário, ao ocupar efetivamente a vaga e iniciar seu trabalho, se depare com atividades e funções não compatíveis com o seu perfil e que não foram previamente apresentadas a ele. Quando há falta de afinidade com as tarefas, o colaborador tem um sério risco de sofrer de desmotivação.
Outra coisa muito comum é haver problemas e/ou desavenças entre o funcionário e seu supervisor ou com sua equipe: é um típico caso de clima organizacional e de cultura fraca. A melhor solução é aderir a práticas que transformem o convívio dentro do ambiente de trabalho mais tranquilo e adequado para ambas as partes.
2. Não há integração entre as áreas
Se seus colaboradores estão fazendo apenas suas respectivas obrigações e tomando decisões pensando exclusivamente em seu departamento, cuidado! É uma alerta de problema grave.
Uma empresa é um conjunto de diversas áreas que, em coletivo, fazem com que ela funcione. Por exemplo: a produção precisa que a equipe de vendas bata suas metas, caso contrário não haveria nada o que produzir, enquanto a equipe de vendas depende das ações do marketing para atrair clientes e tornar o processo mais fácil. Ou seja, todos os setores de uma empresa são dependentes entre si e isso exige que as pessoas tenham visão sistêmica, que consiste na capacidade de enxergar a relação entre causa e efeito que existe nas organizações e nas atividades de cada pessoa.
É muito comum que equipes de trabalho se acomodem dentro de seus departamentos e se fechem aos seus problemas. Esse é um enorme desafio que precisa ser superado, pois isso aumenta as chances de que cada setor ou equipe caminhe de forma independente para um lado e perca a sinergia de uma organização.
Um forte alinhamento estratégico é extremamente importante para que haja esse envolvimento com as metas gerais da organização. Isso é feito por meio de processos específicos da gestão e comunicação da estratégia, endomarketing, reuniões de alinhamento, atividades em grupo e até mesmo confraternizações e momentos informais.
3. Sua análise SWOT nunca sofre evolução
Primeiramente, você já fez uma análise SWOT né? Vamos considerar que sim…
Se na sua análise SWOT os resultados sempre são os mesmos (mesmas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades), isso provavelmente indica que seus planos de ação não vêm trazendo resultados, ou, muitas vezes, que eles não vêm sendo cumpridos pelos responsáveis.
É importante se atentar, principalmente, às fraquezas. Se elas ao longo do tempo não desaparecem é porque não há evolução na empresa e os problemas não estão sendo solucionados. O ideal é que você realize a análise SWOT do seu negócio periodicamente, traga para discussões estratégicas e posteriormente sejam traçados planos de ação que atuem diretamente nas causas dos problemas.
Após realizar um bom planejamento, é muito importante que seja feito um acompanhamento junto aos responsáveis e cobrança contínua. É muito comum que as pessoas sempre coloquem os problemas rotineiros na frente das ações de melhoria, por isso é importante sempre estar monitorando o que está sendo feito.
4. Suas tentativas de inovar não estão trazendo resultados financeiros
Aquele novo produto não foi o sucesso que você esperava? Não se desespere, não acontece só com você! Muitas vezes os gestores têm ideias inovadoras, mas depois de executadas seu retorno não supera o investimento. E eu lhe pergunto: por que?
Os motivos podem ser vários: falhas no conceito, na execução, na abordagem de venda, falta de divulgação, entre outros. Se esse é um problema frequente em seu negócio, está na hora de parar e analisar todas essas possibilidades. Descoberto onde está a falha, é hora de agir e conserta-la. Anote isso nas lições aprendidas, assim em outros projetos isso tem menor chance de se repetir.
Se a sua empresa constantemente lança produtos e serviços novos, recomendamos que você estude conceitos de Startup Enxuta e Design Thinking. São metodologias de inovação que possibilitam as empresas inovarem reduzindo o risco e o capital investido na ideia.
5. Seu indicador de faturamento por colaborador não é satisfatório
Existe um indicador muito utilizado pelas empresas para mensurar a evolução da performance do negócio que é o de faturamento por colaborador. Para fazer a conta, basta pegar o seu faturamento anual, ou mensal e dividir pelo número médio de colaboradores no período.
Esse número é muito utilizado em empresas prestadoras de serviço e mostra quanto cada colaborador é capaz de produzir de capital no período para a empresa.
Não existe um número ideal, pois isso pode variar para cada setor. O importante é verificar se com o tempo, esse número aumenta ou diminui. Caso ele esteja caindo ou se mantenha estagnado, é sinal que o seu faturamento (mesmo que tenha crescido), apenas está evoluindo em volume e não em performance.
Parece um pouco complexo, mas vou utilizar um exemplo que o torna mais simples: se você faturar em um ano R$100.00 com 10 colaboradores e R$200.000 no ano seguinte agora com 20 pessoas na equipe, o índice será mantido em R$10.000. Isso significa que o esforço das pessoas se manteve com o mesmo desempenho e não houve crescimento ou amadurecimento de processos e de habilidades individuais.
Quando as pessoas são treinadas e os processos são refinados, por exemplo, as equipes são capazes de produzir mais e consequentemente esse indicador só tende a crescer.
Se sua empresa se encaixa em um ou mais casos apresentados nesse post, é sinal de que você pode explorar muito mais o potencial dela e alavancar seu crescimento.
O ideal é que o empresário olhe para a estratégia da organização e identifique como está sendo conduzida sua empresa. Uma organização deve estar em constante crescimento e para isso, é muito importante que ela viva em melhoria contínua.
O Planejamento Estratégico é a ferramenta ideal para que se consiga organizar todas as necessidades e traçar ações direcionadas e focadas, além de colocar todas as pessoas da empresa em sinergia rumo a um futuro ideal.
Quer uma ajudinha nessas questões? A Enteléquia possui alguns materiais gratuitos para download! Acesse aqui.