Capacitação deve ser orientada para resultados pessoais e organizacionais

Por que mesmo com tantas pessoas procurando emprego ou em busca de uma recolocação profissional, existem tantas vagas sem preenchimento no mercado?

Parece estranho falar isso durante uma crise, não é mesmo?

Porém, mesmo no cenário econômico atual, muitas empresas estão tendo dificuldades em encontrar profissionais com alta qualificação e responsabilidade para ocupar determinados cargos. A falta de experiência unida à lacuna que ainda existe entre o mundo acadêmico e a realidade das organizações tem feito com que o mercado fique escasso de funcionários treinados em áreas específicas. Isso dificulta o processo de seleção e impulsiona as organizações a investirem cada vez mais em seus próprios colaboradores.

Um levantamento da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) revelou que as empresas brasileiras, que mais cresceram nos últimos anos, são as que mais investem em treinamentos para funcionários. O resultado mostrou ainda que os brasileiros passam, em média, 47 horas anuais em cursos, ou seja, cerca de 5,8 dias da jornada de trabalho anual em atividades de desenvolvimento, considerando uma carga horária de oito horas diárias.

Capacitação na organização

Capacitar é treinar tecnicamente os funcionários para ajudá-los a fazer melhor o que já fazem ou treinar pessoas sem nenhum conhecimento no assunto para demonstrar determinada habilidade. É uma maneira rápida e, geralmente, com menor gasto do que recrutar novos profissionais.

Com evoluções constantes no mercado, o diferencial competitivo das empresas são as pessoas e suas capacidades. São elas que irão resolver os problemas mais complexos e entregar o que há de valor para o cliente. A formação adicional também fará ela se destacar, além de adquirir conhecimento técnico e específico para desempenhar a função, evoluindo também em suas competências adicionais e habilidades comportamentais: Trabalhar em equipe, liderar, lidar com dificuldades, com diferentes perfis de profissionais e de empresas e seus valores vem sendo cada vez mais importante para que o funcionário se destaque. Essas questões comportamentais tão importantes na execução de um trabalho não são ensinadas na maior parte das escolas de ensino fundamental e médio, e nas universidades são temas restritos aos cursos de psicologia e pedagogia. Dessa forma, a solução está no investimento em capacitações fora do meio em que está inserida.

Capacitação para quem ainda não está no mercado de trabalho

Para os profissionais que estão começando no mercado de trabalho, há diversas maneiras de desenvolver-se e se preparar para os desafios do futuro. Para os jovens profissionais, os programas de estágio, trainee, jovem aprendiz  e oportunidades extraclasse são excelentes opções opção. Seja qual for a idade, buscando novas experiências é possível aprender novas habilidades e desenvolver competências que serão valorizadas pelos recrutadores.

Muitas organizações contratam empresas de treinamento, professores e palestrantes para promoverem cursos e capacitações antes mesmo do recém contratado iniciar seu trabalho, porque não encontra um profissional da forma como espera para seu ambiente organizacional. Isso normalmente é  por meio da exposição de temas centrais, debates, estudos de casos, dramatização e workshops dentro da empresa em processos de seleção mais estruturados como um programa Trainee.

Concluindo

Seja quais forem seus planos de carreira, o importante é não deixar de se preocupar em se preparar  ou preparar as pessoas de seu negócio para os desafios do mercado e acreditar na capacitação como a melhor maneira de aumentar os resultados para o negócio e o potencial da sociedade como um todo.

Afinal, os melhores CEO’s sempre acreditam no potencial das pessoas para transformar um negócio e as pessoas em sua volta.