Aplicações do Microsoft Excel: facilitando organização pessoal e empresarial

Com um manuseio fácil e intuitivo, o Microsoft Excel se tornou o software queridinho de muitos que precisam de uma ferramenta no auxílio da organização, seja empresarial, acadêmica ou doméstica.

Para aqueles que possuem um conhecimento básico da ferramenta, suas funções são criar planilhas, tabelas e gráficos, mas o Excel é um software que apresenta infinitas funções com aplicabilidade em diversas áreas, que vão desde a gestão até a engenharia.

Normalmente, as pessoas tendem a relacionar as aplicações do Microsoft Excel à área financeira. O que a maioria esquece é que essa ferramenta pode ser útil em diversos segmentos, até mesmo para organização pessoal. Por isso, neste post, apresentarei a você as outras áreas em que a ferramenta pode atuar. Ficou curioso? Continue lendo e confira algumas dicas.

Área Financeira

Vamos começar pela mais óbvia: aplicações do Microsoft Excel na área Financeira. Por possibilitar a interação e cálculo de informações presentes em planilhas, o Excel se torna um grande aliado para quem precisa utilizá-lo para controle de finanças. Entre várias funções dispostas, a função financeira além de ser simples, apresenta a criação de prazos, taxas, condições de pagamento, valor futuro, valor presente, entre outros.

Todas essas funções auxiliam na elaboração de fluxo de caixa, controle de pedidos, pagamentos, cálculo de pedidos, valores de financiamentos, recebimentos, controle de pedidos e muitos mais.

Área Comercial

Outra área que o Excel é considerado essencial é a Comercial, uma vez que é necessário ter todo o controle de estoque, calcular preços de vendas, fazer cotação com fornecedores e comparar ofertas. Além de auxiliar na criação de recibo e, até mesmo, o próprio caixa para o monitoramento de seu fluxo.

Área Doméstica

Além dos fatores apresentados acima, as aplicações do Microsoft Excel também abrangem o âmbito doméstico. Como dito anteriormente, por causa de seu uso intuitivo, muitas famílias o usam para ter controle financeiro, fazer agenda da família, cálculos de viagens para ver se é viável ou não, controle de prestação de contas e, o mais utilizado, controle de combustível para mensurar se o veículo está dentro da faixa de consumo prevista ou não a partir do histórico criado.

Se você quiser começar a ter um maior controle financeiro, acesse aqui o nosso post sobre controle financeiro pessoal e confira algumas tabelas que podem te ajudar a controlar melhor seu dinheiro

Área Acadêmica

Uma área que muitos esquecem, mas que as aplicações do Microsoft Excel também se fazem presente, é a Acadêmica. Por apresentar fórmulas básicas até as mais complexas, muitos cursos da parte de exatas usam o Excel para a resolução de problemas e equações complicadas. Mas independente do curso, essa ferramenta pode ser usada de muitas formas, como: criação de planilhas de estudos, para criar uma rotina de estudos mais organizada; planilhas de pesquisas, para ter controle de informações e fontes utilizadas; estudos de negócios, para avaliar um projeto; criação de fichamentos, para a separação de faixas importantes de livros; entre outros.

Área Industrial

A próxima área é a que provavelmente mais utiliza o Microsoft Excel em toda sua extensão, estou falando do ramo Industrial. Não importando o tamanho de uma empresa, essa ferramenta pode ser empregada desde aplicações complexas até a elaboração de uma simples reunião. As formas de atuação são: cálculos de preços de produtos, auditoria, controle de estoque e horas extras, folha de pagamento e integração de dados.

Esta última aplicação, apesar de estar inserida na parte Industrial, se torna essencial para a análise de dados em outros programas. Por apresentar a opção de integração de dados, compartilhamento e mobilidade, o Excel se torna acessível em qualquer tipo de sistema e aparelho.

Falando em análise, o Microsoft Excel permite fazer análises do jeito que você achar melhor. Isso se deve por ele se comunicar com diversos tipos de bancos de dados, inclusive o Banco de Dados em Nuvens, fazendo com que o arquivo ocupe pouco espaço e possibilitando o uso por diversos usuários. Para apresentação dessas análises, você pode utilizar algo mais visível com gráficos de diversos tipos, ou usar tabelas dinâmicas para relacionar dados. Se você quiser, é possível personalizar esses gráficos de acordo com o que você necessita.

Turmas em Maringá!                                    Turmas em Londrina!