5 dicas para elaborar seu primeiro planejamento estratégico

Você acabou de abrir um negócio, está começando agora a pensar na estratégia da sua empresa e não faz ideia por onde começar? Fique tranquilo! Você não está sozinho. Para ter uma estratégia bem consolidada a longo prazo é necessário que se dê o primeiro passo (e que seja com o pé direito). Por isso, a Enteléquia reuniu nesse post 5 dicas para elaborar seu primeiro Planejamento Estratégico.

1. Saiba o melhor método a seguir

A primeira dica para elaborar seu primeiro Planejamento Estratégico é conhecer as várias metodologias existentes e saber qual melhor se aplica ao seu negócio. Dentre as metodologias mais populares estão o Business Model Canvas, o Objects and Key Results (OKR) e o Balanced Scorecard (BSC).

Porém, cada um desses métodos é indicado para determinados modelos de negócio, resta saber qual o melhor para o seu! Conheça mais sobre metodologias de Planejamento Estratégico.

2. Comece definindo um ciclo para o seu negócio

Você está posicionado em um mercado que passa por mudanças constantes? Defina revisões estratégicas trimestrais! Agora, se o seu mercado é menos volátil é recomendado que você fixe um Planejamento Estratégico de longo prazo. Essa decisão é essencial para que se defina outros fatores da estratégia, como sua visão, metas, deadlines, métricas de acompanhamento, entre outros.

3. Defina seu Referencial Estratégico

Onde você quer chegar? Com qual propósito? Que tipo de colaborador você precisa para rodar sua estratégia? Todas essas perguntas podem ser respondidas na elaboração de sua visão, missão e seus valores.

E mais do que uma ferramenta de inspiração para a sua equipe, o referencial estratégico será a base para você guiar todo o processo de planejamento: o que você precisa para alcançar sua visão? Qual será o posicionamento da sua empresa? Esses são exemplos de questionamentos solucionados por um bom Referencial Estratégico.

Para quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve.

4. Conheça o mercado em que está inserido

E aqui entrava a famosa análise SWOT!

Mas não é muito clichê pedir para que a empresa realize uma análise SWOT?

Apesar dessa ferramenta já ter se tornado um clichê para a administração, não posso deixar de falar sobre ela. Até porque, mesmo sendo tão popular, muitas empresas ainda não a utilizam com todo seu potencial.

Muitos gestores fazem essa análise e focam apenas em suas fraquezas: como melhorá-las? Mas a verdade é que os 4 pontos de análise “escondem” brechas para o crescimento de uma empresa.

“As forças principais da minha empresa são a durabilidade do produto e a agilidade na entrega”. Ótimo! Você não deve parar por aí. Pense em como utilizar essas forças para gerar novos negócios? Quão à frente de seus concorrentes elas lhe colocam?

Quais são as ameaças que você enfrenta nesse mercado? Pense em soluções antecipadas para esses fatores. Utilize essas descobertas para se preparar para um cenário futuro.

5. Resumindo: construa uma base sólida para seu primeiro Planejamento Estratégico

É o seu primeiro Planejamento Estratégico e você já está pensando em criar x metas e y indicadores? Não perca tempo realizando tarefas tão complexas antes mesmo de estabelecer uma base sólida para construir sua estratégia. Conheça seus colaboradores, seus concorrentes, conheça a fundo onde você está pisando. Planejar não é intuição, são fatos!

Conhece outra dica? Conta pra gente!

 

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