Como o marketing pessoal pode torná-lo memorável

 Muito se ouve falar sobre o quão importante é ter um marketing estruturado para agregar valor ao seu produto/serviço. Mas, você já ouviu falar sobre marketing pessoal?Para facilitar, podemos começar pela frase: “quem não é visto, não é lembrado”. Mas em um mundo conectado nas redes sociais, não basta apenas ser visto para ter um marketing pessoal de qualidade. Há muitas variáveis que fazem dessa uma estratégia de autopromoção.

Para você compreender esse tema de maneira clara, abaixo estarão alguns tópicos sobre o Marketing Pessoal.

O que é Marketing Pessoal?

Assim como o marketing que nos deparamos diariamente tem o objetivo de promover e vender algo, o marketing pessoal é uma ferramenta usada para promoção pessoal, ou seja, tem como propósito “vender” a imagem de alguém, influenciando a visão das pessoas em relação à pessoa. Isso ocorre através de estratégias adotadas a partir de um planejamento que irá atribuir valor a sua imagem.

Para que as pessoas o vejam de maneira positiva, é necessário que sejam tomadas ações pensadas dentro do contexto que você procura ser referência e assim agregar valor a sua imagem.

Estratégias de marketing pessoal

Retornando ao fato de que o mundo se encontra no ambiente digital, um dos meios que pode auxiliar na promoção de sua imagem é o marketing de conteúdo, que consiste em informar as pessoas sobre algo de modo que elas o considerem referência sobre isso. Ou seja, é você mostrar sua especialidade em algo com frequentes “aparições” em torno de um determinado assunto para que, a partir disso, as pessoas formem uma imagem de você como uma autoridade no assunto.

Como e por que usar o marketing de conteúdo?

Antes de explicar o porquê usar dessa estratégia, pare e pense na seguinte situação:

O que seria do Mark Zuckerberg se ninguém soubesse da existência do Facebook?

Provavelmente, ele seria apenas outro homem americano no meio de muitos. Estranho, não é? A partir do exemplo dado, você pode perceber que o mundo não consegue descobrir o talento de alguém sem saber de sua obra.

Para você ser notado no meio de milhões, as pessoas precisam saber do seu trabalho e o impacto que isso pode ter no meio em que você deseja ser reconhecido. E para ser reconhecido, precisamos compartilhar o que sabemos. Tenho certeza que você tem algo que pode ajudar outra pessoa!

As técnicas para conseguir implementar o marketing pessoal tem influência desde  a apresentação do currículo até o modo como você se veste ou se comporta nas redes sociais. Confira a seguir algumas dicas.

Dicas para fazer um bom marketing pessoal

Aparência

Neste quesito, ao contrário do que se imagina, não é a estética e muito menos a grife de suas roupas e acessórios que conta.

Não podemos esquecer que a primeira impressão é a que fica, por isso, se você não estiver vestido adequadamente para a ocasião, é muito provável que as pessoas não confiem em você. Sempre pense como você gostaria que alguém se vestisse e se comportasse se estivesse vivenciando na mesma situação.

Humildade

Saber dar valor a suas habilidades não significa pensar que você é melhor que os outros, pois, ao fazer isso, muitas pessoas irão considerá-lo arrogante. E isso não é o que queremos.

Saiba o momento de demonstrar suas habilidades, sempre se equiparando ao seu semelhante. Afinal, você pode possuir uma habilidade que ele não tem, mas o contrário também pode ser uma realidade.

Pró-atividade

Mostre às pessoas que você estará à frente de qualquer situação, sejam elas boas ou ruins. Mostrar soluções a problemas que ainda não ocorreram pode ser o jeito certo de impressionar seu gestor.

Liderança

Ser capaz de liderar significa ser capaz de inspirar as pessoas ao seu redor. Consequentemente, você pode acabar se tornando uma referência para todos, o que faz desse tópico um dos mais importantes.

Ser líder, não quer dizer possuir um cargo alto e sim a postura que você toma, por isso, esteja por dentro dos problemas da empresa, relacione com sua equipe e todos terão uma imagem positiva sobre você.

Como se destacar no mundo digital?

Com a tecnologia em constante evolução, é praticamente impossível encontrar alguém sem um perfil em alguma rede social. Por causa disso, é natural que busquemos por outras pessoas, só para dar aquela espiadinha, mas não pense que só você faz isso.

Muitas empresas, antes de contratar ou até mesmo selecionar um candidato, procuram pelos seus perfis para analisar comportamento, o que é compartilhado, se o perfil do candidato condiz com o da empresa, entre outros fatores.

Com isso, é necessário ter muito cuidado com o que você curte, compartilha e comenta nas redes sociais. Lembre-se sempre que podem haver pessoas importantes lhe observando. Isso não quer dizer que você precisa ter um perfil que apresenta notícias e informações, apenas tome cuidado com o conteúdo de suas postagens.

Espero que com esse post você tenha percebido o quão é importante o marketing pessoal para que você seja visto, ou melhor, que as pessoas o vejam como referência em um conteúdo e assim agreguem a sua imagem um caráter positivo e memorável.