O Gerenciamento de Projetos aplicado à Administração

No Brasil, a área de administração vem enfrentando um período de saturação de profissionais no mercado de trabalho. Por ser um curso generalista e que, ao final da graduação, abre portas em diversos segmentos do mercado, muitos optam por não seguir carreira em administração.

Segundo o Guia de Profissões do IG, o curso de Administração forma anualmente mais de 141 mil profissionais. Estes, claramente, concorrerão entre si no mercado de trabalho. E é aí que mora o problema.

Considerando o cenário atual da economia, as empresas abrem cada dia menos vagas de emprego, acirrando a competição entre os profissionais recém-formados além daqueles que estão buscando recolocação no mercado. E isso não é só para administradores! Profissionais de diversas áreas vêm enfrentando o mesmo problema. Como forma de superar esse obstáculo, os administradores buscam por meios variados de diferenciação de seu currículo.

Uma das experiências que trazem maior visibilidade para os recrutadores é o conhecimento em Gerenciamento de Projetos, como disse o executivo Wagner Luporini nesse material aqui. Porém, muitos graduandos ainda se questionam sobre a importância do conhecimento em gerenciamento de projetos em administração.

O Gerenciamento de Projetos em Administração

Projeto, segundo o Guia PMBOK® – principal referência mundial na área de projetos – “é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”.

No contexto empresarial, os projetos aparecem com o intuito de realizar mudanças: desenvolver novos produtos, sejam eles para serem oferecidos ao mercado ou para melhoria interna; projetos de construção de valor da marca; e tem-se até empresas cuja atividade principal gira em torno de projetos, como empresas de desenvolvimento de software, consultorias, entre outros.

Além disso, o mercado para gerente de projetos está muito carente de bons profissionais, o que abre portas para administradores. Segundo o PMI® – Project Management Institute -, são abertas em torno de 1.570.000 vagas para gerentes de projetos em todo o mundo, porém não há profissionais suficientes para assumi-las.

Outro bom motivo para se especializar na área é sua previsão de crescimento: segundo o relatório Project Management Talent Gap, também do PMI®, até 2020 há indícios de crescimento de 25% das vagas em gerenciamento de projetos no Brasil. Sem falar em outros países.

Para mais informações do mercado de trabalho para gerente de projetos, clique aqui.

Microsoft Project para Gerenciamento de Projetos

O Microsoft Project é um dos softwares para gerenciamento de projetos mais utilizado em todo mundo. Isso porque também é um dos mais completos para exercer o gerenciamento, já que a ferramenta oferece a oportunidade de monitorar e controlar seus resultados em tempo real.

Utilizando a ferramenta para gerenciar os projetos da empresa, o administrador e/ou líder do projeto terá em suas mãos dados concretos que o auxiliarão na tomada de decisões, visando a melhoria contínua da gestão de projetos na empresa.

Por que o Microsoft Project é o mais utilizado

Grandes empresas utilizam o Microsoft Project para gerenciar seus projetos, tais quais: Netflix; Intel; Tesla; Toyota; Kraft; 3M; Amazon; Ford; Hyundai; Shell e Citibank.

Dentre as maiores qualidades do software, destacam-se:

Melhoria no uso dos recursos 

O MS Project oferece através de suas funcionalidades a oportunidade de observar as tarefas alocadas por recurso. Com isso, consequentemente, o gerente de projetos terá insumos suficientes para desenvolver planos de ação para aumentar a produtividade de sua equipe.

Visão gerencial

O software traz ao gerente relatórios completos da situação do projeto em tempo real, como porcentagem de atividades realizadas; atraso nas atividades; número de horas trabalhadas; entre outras informações.

Ter conhecimentos de Gerenciamento de Projetos em administração assim como saber lidar com softwares como o Microsoft Project é de grande importância para aqueles que procuram um diferencial para o currículo. Para lhe ajudar a conhecer melhor a ferramenta, assista ao nosso webinar Planejando Projetos com Microsoft Project. Clique no botão abaixo e acesse ↓