Como começar 2018 com o pé direito?

Estamos há alguns dias de iniciar um novo ano! Para você, isso é bom ou ruim? Essa é a época do ano em que muitas pessoas começam a se preocupar com mudanças de hábito e como podem melhorar o ano que está por vir. Por isso, trouxe aqui algumas dicas para melhorar sua gestão do tempo e, consequentemente, fazer seu 2018 brilhar! ✨

Saber lidar com a limitação do tempo e suas restrições é uma das qualidades que mais geram retorno pessoal e profissional. Apesar disso, não são todos que desenvolvem o hábito de gerenciar com assiduidade as suas tarefas e demandas. E, com isso, aqueles planos que você estabeleceu como metas começam a parecer cada vez mais distantes de serem concretizados.

Já ouvi de muitas pessoas a seguinte frase: “queria conquistar tal meta, mas não tenho tempo para me dedicar a isso agora”. Aí eu lhe pergunto: quando terá?

Um grande engano cometido pela maioria das pessoas é pensar que suas vidas são ditadas pelo tempo e não o contrário. Elas se deixam levar por essa limitação até o momento em que podem usar a falta de tempo como argumento para desistir de algo que, na verdade, elas não querem se dedicar agora (mas poderiam, se priorizassem esforços nisso).

Por isso, com o intuito de ajudar e convencer você de que os próximos 6 meses ainda poderão ser diferentes, tenho 3 dicas para você começar agora mesmo a melhorar sua gestão do tempo e, consequentemente, aumentar sua produtividade.

Isso não só para o ambiente profissional, mas em sua vida pessoal também. Sabe aquela língua estrangeira que há anos você quer se dedicar a aprender? Talvez com uma rotina bem elaborada para melhorar sua gestão do tempo você arranje um tempinho para isso!

Crie o hábito de se planejar

Por um acaso um engenheiro constrói uma casa sem um planejamento prévio? É claro que não! O mesmo se aplica ao nosso dia-a-dia: nós realmente devemos deixar que nossa vida seja decidida pelo acaso?

O ato de se planejar traz a você diversos benefícios, mas dentre eles destacam-se dois:

  • Pare de se atrasar para seus compromissos: planeje o que irá fazer no dia e quais duas disponibilidades, qual horário e para quando você precisará daquilo pronto. Dessa forma, você evitará desconfortos como esquecer de certos compromissos, entregar documentos atrasados, entre outros;
  • Tome decisões mais rapidamente (e melhor embasadas): com um planejamento diário, quinzenal ou até mensal, fica muito mais simples de tomar decisões rápidas. Com isso você saberá muito bem os seus horários e onde pode encaixar aquela aula de violão que você planejava realizar uma vez por semana;

O seu planejamento pode ser diário, semanal, quinzenal ou até mensal. O que importa é que ele seja efetivo para você e que você consiga se dedicar a cumprir com o que planejou.

Para ajudar nisso você pode tentar utilizar agendas, checklists, post-its ou outros meios de lembrete para seus compromissos. Ah, e lembre-se: a tecnologia pode sim ser uma grande aliada na missão de melhorar sua gestão do tempo. Teste alguns aplicativos de agenda ou planejamento diário.

Fuja da procrastinação 

A maior inimiga da produtividade é a procrastinação. O ato de procrastinar pode ser definido como a ação de deixar para depois, adiar, postergar.

Todas as atividades do seu planejamento devem ser concluídas, de uma maneira ou de outra. Cada vez que você procrastina alguma atividade, você substitui um tempo que seria dedicado às suas tarefas. E é aí que mora o problema.

Você sabia que o horário de descanso também deve ser planejado? Para evitar esse tipo de situação, é necessário que você crie o hábito de limitar seus momentos de descanso e lazer. Mas calma, não estou dizendo que você precisa sacrificar esses momentos para cumprir com suas atividades.

O que quero dizer é que, tendo seu horário de descanso pré-definido (por exemplo, a partir das 20h de segunda à sexta e aos sábados e domingos o dia todo) você evita substituir atividades prioritárias por pequenos descansos.

Se for para procrastinar alguma atividade, que nesse meio tempo você dedique realizando outra atividade da lista, e não descansando fora de horário!

3 apps sugeridos pelo instrutor para melhorar sua gestão do tempo

Nosso instrutor de Gestão do Tempo e Produtividade, Renan Freitas, compartilhou conosco alguns aplicativos para ajudar a organizar a rotina e, consequentemente, melhorar sua gestão do tempo:

Tick Tick 

O aplicativo Tick Tick permite que você crie suas listas de afazeres e gerencie seus compromissos facilmente e sem despender muito tempo. Com a versão gratuita do app, você tem acesso a funcionalidades como realizar backups de suas atividades, criar pastas de tarefas relacionadas, priorizar compromissos, entre outras.

Além disso, o Tick Tick pode ser utilizado em diferentes dispositivos e lhe permite compartilhar com outros usuários do app para que colaborem com a tarefa.

Wunderlist 

Outra opção para organizar seus compromissos é utilizar o Wunderlist. A ferramenta também permite ser acessada em diferentes dispositivos e você poderá compartilhar suas tarefas com outros usuários.

Um diferencial importante do app é que ele permite que você adicione qualquer coisa em sua Wunderlist, a partir de qualquer outro app, como a internet, por exemplo.

Todoist 

Por fim, o Todoist é uma outra opção para quem deseja melhorar sua gestão do tempo. Bem semelhantes aos outros apps de checklist, ele também pode ser sincronizado entre diferentes dispositivos, permite criar prioridades entre as tarefas, ativar notificações, entre outras funcionalidades.

O mais legal dessa ferramenta é que ela oferece o Todoist Karma, onde você poderá visualizar sua performance e monitorar sua produtividade. Além disso, você pode adicionar tarefas recorrentes, como aquela reunião de toda segunda-feira às 14h.

Os apps mais conhecidos

Evernote 

O Evernote é um dos aplicativos mais utilizados para organização pessoal e melhorar sua gestão do tempo. Ele permite que os usuários criem notas de diferentes tipos: checklists, imagens, pastas de documentos, entre outros.

Além disso, você pode acessar o aplicativo pelo smartphone, tablet, notebook ou desktop que seus arquivos estarão sincronizados. O aplicativo permite também que você compartilhe suas notas com qualquer pessoa ou com seus grupos.

O melhor de tudo isso: o Evernote é gratuito no Plano Basic, que permite até 60MB de novos uploads por mês, além de permitir sincronização em 2 dispositivos. E, caso você necessite de um plano maior, o plano mais completo é de R$80 por ano (pouco mais de R$6 mensais).

Google Agenda 

Ao invés de uma agenda física, muitos estão optando por aplicativos de agenda. O aplicativo do Google vem sendo muito eficiente para gerenciar compromissos.

Como principal facilidade, o Google Calendar sincroniza eventos do seu Gmail em sua agenda automaticamente e oferece a você uma interface bem objetiva dos seus compromissos.

Essa é uma das ferramentas gratuitas oferecidas pelo Google e que poderá aliviar muito tempo da sua rotina.